Home Giro no Rio Lapa dos cariocas: dicas locais do que fazer no bairro boêmio do Rio de Janeiro

Lapa dos cariocas: dicas locais do que fazer no bairro boêmio do Rio de Janeiro

por Ursulla Lodi

Melting pot: Lapa, um verdadeiro caldeirão cultural

Se existe democracia no Brasil atual eu diria que é na Avenida Mem de Sá, a avenida principal do bairro da Lapa, famoso por sua intensa vida noturna. Por aqui tem tudo: andam-se dez passos e saímos do samba para o rock, mais dez, damos de cara com um sertanejo, mais dez com um forró de garagem. Deu pra entender o clima e quantos públicos diferentes se reúnem e circulam pela Lapa?! No entanto, neste post vamos focar nas dicas culturais do que fazer e programações noturnas alternativas, pois é o que mais curtimos e nos identificamos para falar à respeito.

Frequento muito o bairro na minha rotina, pois desde nova sempre fez parte da minha vida as aulas de circo e os forrós na Fundição Progresso, os shows no Circo Voador, as cervejas e cachacinhas pelas esquinas, antes de qualquer programação ou como desfecho da noite. Mas é fato que o Rio de Janeiro e, em específico a Lapa, não são para principiantes.

É bem fácil, num bom carioquês, se meter numa roubada por aqui. Canso de ver turistas perdidos,  sobretudo estrangeiros, procurando uma programação inexistente, já que, apesar da fama, durante a semana as boas são cartas marcadas. Mas não se preocupe que o ambiente é eclético e com algumas dicas você vai conseguir entender melhor este caldeirão e achar a sua turma!

Atrações diurnas

Escadaria Selarón

Ligando Lapa-Santa Teresa com seus degraus coloridos, se tornou recentemente uma das principais atrações turísticas do Rio. Trata-se de um gigantesco mosaico, obra do artista plástico chileno Jorge Selarón, que começou a se dedicar a decorar a escada no início dos anos 90, reunindo sua coleção de azulejos. Muitas das peças foram presentes, de todos os cantos do globo, para a construção do caminho.

A Escadaria Selarón fica na Rua Joaquim Silva, s/n, atrás da Sala Cecília Meireles. Vale muito à pena dar uma passadinha, tratando-se de um ótimo cenário para fotos. Porém, vale destacar que a escadaria fica lotada a maior parte do tempo, principalmente de manhã e à tarde. Bem cedo, de manhã, ou no final do dia/início da noite há menos turistas.

💡 Uma boa opção é visitar Lapa e Santa Teresa no mesmo dia, se o tempo for corrido. Você pode começar subindo Santa pelo bondinho, passando por cima dos Arcos da Lapa, e depois descer para curtir a noite na Lapa pela escadaria.

💡 A referência para achar a estação do bondinho é o Prédio da Petrobras (Saída B do metrô da Carioca, Avenida Chile). Os carros saem em intervalos de 20 minutos, sendo o último às 16:30h. Preço: R$25 ida e volta.

⭐Quando for à Escadaria, não deixe de visitar a @casadaescadacolorida , que é um espaço com ateliês, residências artísticas e cafés especiais do @cafecolorido

⭐ Para ter mais informações do que fazer em Santa Teresa veja este post: O que fazer no Rio: conheça Santa Teresa

Conhecer os murais da Fundição Progresso e ver a vista dos Arcos de dentro da antiga fábrica

A Fundição Progresso é um epicentro cultural da Lapa. Nela acontecem shows, sambas, forrós, atrações musicais e performances artísticas em geral, além de muitas feiras e eventos relacionadas à sustentabilidade, no projeto Fundição Verde. Por aqui que fica também o espaço da Orquestra Sinfônica da Petrobras e onde rolam os ensaios de vários blocos famosos no carnaval carioca, como Sargento Pimenta.

Para quem está conhecendo a Lapa, mesmo de dia, vale bastante à pena conhecer a antiga fábrica, que em origem era uma fundição de cofres. Depois do café no Mercado Fundição, dê uma olhadinha nos painéis que ficam no segundo andar, que contam em textos e ilustrações a história da urbanização do Rio de Janeiro, ao longo dos séculos.

💡 Não deixe de aproveitar a visita espiando a vista do interior da Fundição Progresso para os Arcos da Lapa – o terraço é o melhor ângulo para os arcos, com a tranquilidade de estar em um ambiente mais seguro e cheio de plantinhas, já que, infelizmente, é frequente ocorrerem furtos na frente do aqueduto.

💡 Estando na Fundição Progresso, não deixe de conhecer o Canto das Flores e o Jardim de Chuva, laboratórios urbanos de agroecologia e cultivos de plantas alimentícias não convencionais da @organicidade, também vinculada ao projeto da Fundição Verde. De frente para os Arcos da Lapa, confira também a horta urbana do Olho D’água, que  dá vida ao que antes era concreto.

Endereço: Rua dos Arcos, 24.
Site: fundicaoprogresso.com.br

Aulas de circo na Intrépida Trupe

Desde os tempos de sua ocupação nos anos 80, a Fundição Progresso é também um grande pólo circense do Rio.  Em seu interior, entre artistas treinando, aulas acontecendo e outros espaços, fica a Intrépida Trupe, cia responsável por revolucionar o Circo no Brasil deste 1986 mesclando circo, teatro, dança e música. Se tiver curiosidade ou quiser se pendurar e acrobatizar faça uma aula experimental!

Se informe no @intrepidatrupe.
Endereço: Rua dos Arcos, 24, 2º andar.

Fazer um trabalho voluntário no Gastromotiva

Atuando com gastronomia social e com o potencial transformador da comida, o projeto, idealizado por David Hertz, trabalha com inclusão social alimentando pessoas em situação de rua diariamente, em cooperação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Você pode contribuir sendo voluntário na cozinha ou na hora de servir as refeições. Há duas formas de participar: uma é se inscrevendo pelo site gratuitamente, mas a organização demora cerca de 2 meses para convocar os inscritos. A outra, mais rápida, é fazendo a experiência do AirBnb, pagando uma ajuda de custo que vai diretamente para o projeto. Desta forma, há várias datas disponíveis.

Inscrições pelo site: gastromotiva.org/seja-um-voluntario
Experiencia do Airbnb: airbnb.com.br
Endereço: Rua da Lapa, 108.

Voluntários da Gastromotiva prontos para servir o jantar

Feira da Rua Lavradio

A Feira do Rio Antigo é uma feira de antiguidades que acontece todos os primeiros sábados do mês na Rua do Lavradio – começando na esquina da Rua Mém de Sá e indo até a Praça Tiradentes, onde muitas vezes, coincide a Feira Tiradentes Cultural. A feira além de relíquias e memórias, reúne comida de rua de qualidade.

💡 Uma ótima alternativa é continuar este passeio conferindo o Baile Charme do Rio Antigo na Rua do Rezende. Começa a partir das 15h e é de graça.

⭐  Acompanhe aqui os próximos eventos da Feira do Lavradio.

Feira da Praça da Cruz Vermelha

Todo sábado rola a feira livre da Praça da Cruz Vermelha, que é a mesma que tem no bairro da Glória, aos domingos. Bom pra fazer as compras verduras ou só dar um rolézinho com um clima gostoso de bairro. Não deixe de comer um pastel com caldo de cana.

Além disso, no segundo domingo do mês tem a Feira Cruz Vermelha Cultural, com barracas diversas, desde artesanato até comidas.

Catedral Metropolitana

A Catedral do Rio de Janeiro fica também no bairro da Lapa, fazendo parte do roteiro turístico tradicional. Como não sou religiosa, nunca tinha entrado nela e resolvi fazer isso ano passado. Pra minha surpresa a pirâmide, é bem bonita por dentro!
Endereço: Av. Chile, 245

Atrações noturnas

Teatro, circo e música

⭐ Noites de Parangolé no Teatro de Anônimo

O cabaré de resistência artística-circense-cênica-política-festiva, organizado pelo Anjos do Picadeiro, é um evento imperdível que rola uma quinta-feira por mês no Teatro de Anônimo, na Fundição Progresso.
Site: teatrodeanonimo.com.br/noitesdeparangole
Endereço: Rua dos Arcos, 24.

⭐ Programação da Sala Cecília Meireles 

Uma das mais tradicionais salas de concertos da cidade, com programação esporádica.
Site: salaceciliameireles.rj.gov.br
Endereço:  Rua da Lapa, 47.

⭐ Shows na Fundição Progresso

Já deu pra perceber que a Fundição é um pólo cultural – o espaço é também uma grande casa de shows, onde já aconteceram eventos hirtóricos! Cheque a agenda da Fundição Progresso no site para ver o que rolará!

Site: fundicaoprogresso.com.br
Endereço: Rua dos Arcos, 24.

⭐ Shows no Circo Voador

Casa de Shows mais adorada do Rio de Janeiro, com atmosfera de picadeiro única. Sem dúvidas, os melhores shows que já fui aconteceram neste palco!

💡 Levando 1kg de alimento não perecível paga-se meia entrada no Circo. Confira o que está rolando de bom no site do Circo Voador!

Site: circovoador.com.br
Endereço: Rua dos Arcos s/n, procure por um “picadeiro” com letreiro luminoso, embaixo dos Arcos da Lapa!

O Circo Voador é um palco inesquecível, onde acontecem alguns dos melhores shows da cidade <3

Forró

⭐ Forró do Sexteto Sucupira

Nosso queridinho. Forró desconstruído, ou como eles gostam de falar: forró, jazz, cigano, tropical. Rola todas as quartas-feiras à noite na Fundição Progresso, sendo que as primeiras 100 pessoas que chegarem antes das 21h com nome na lista pagam meia entrada. Preço do ingresso: R$20. Entre 21h e 22h costuma rolar uma aulinha de forró para aquecer as engrenagens antes de dançar a noite toda! Mas o mais legal do Sucupira é justamente que qualquer um pode dançar, ou apenas apreciar um som de qualidade incontestável do agradável balcão da Fundição.
💡Para colocar o nome da lista, acesse a página deles no Facebook.
Endereço: Palco do Mercado da Fundição, Rua dos Arcos, 24, 2º andar.

Rodopiando no Sucupira. Foto: Karla Alvaíde

⭐ Forró do Trio Samburá

Forró de Pé de Serra bem gostosinho que rola todo domingo a noite no Cortiço Carioca.
💡Para colocar o nome da lista, acesse a página deles no Facebook.
Endereço: Rua Joaquim Silva 105

⭐ Forró dos Fortes

Se você quer estender a programação do Forró do Trio Samburá, todo domingo bem tarde rola o Forró dos Fortes. O nome não é à toa, o forró começa à meia noite e reúne os mais viciados em dançar até tarde! Mas pode ser uma ótima opção se quer curtir uma programação de rua super autêntica, já que rola numa esquina na Rua Joaquim Silva.
Endereço: 141 R. Joaquim Silva

⭐ Leviano

Forró e salsa, nas quintas-feiras, além de festas com vários estilos musicais nos outros dias.
💡Confira a programação direitinho no site.
Endereço: Av. Mem de Sá, 47.

Samba

⭐ Vaca Atolada

Se quer uma noite de samba de raiz em um boteco animado.
💡Confira a programação no Facebook.
Endereço: Av. Gomes Freire, 53
⭐ Carioca da Gema
Bar em casarão antigo com noites de samba tradicional e chorinho ao vivo. É uma referência na Lapa para quem gosta de samba raíz.
💡Confira a programação no site.
Endereço: Av. Mem de Sá, 79.

⭐ Samba Independente dos Bons Costumes – SIBC

Grupo de jovens da nova geração do Samba Carioca que se reúnem todas as quintas-feiras no Galpão da Fundição Progresso. Quem frequenta, adora e vai madrugada adentro, começando depois das depois das 22 horas.
💡Para colocar o nome da lista, acesse a página deles no Facebook.
Endereço: Rua dos Arcos, 24.

⭐ Democráticos samba de gafieira e forró tradicional

Se você quer dançar muito ou apenas admirar pessoas que dançam muito, não pode deixar de conhecer o Clube dos Democráticos. Apesar do nome, o espaço é famoso por reunir os melhores dançarinos da cidade, tendo dias de samba de gafieira e dias de forró.
💡Confira a programação no Facebook.
Endereço: Rua Riachuelo, 91.

Rock n’ Roll

Você entende que a Lapa é eclética quando ouve todos os gêneros num decorrer de menos de 100 metros pela Mem de Sá. Confesso que nunca me aventurei, mas existem opções para roqueiros:

⭐ Irish Pub 

Bar jovem com karaokê em antigo casarão com ambiente “irlandês”.
Endereço: Rua Evaristo da Veiga, 147

⭐ Boemia Cavern Pub

Boteco descontraído, um lugar de bate-papos com amigos, cervejas e bandas tocando rock ‘n’ roll, pop e jazz.
Endereço: Praça João Pessoa, 2 – Loja A

⭐ Rock Experience

Centro musical exibe shows de blues ao vivo com trabalhos colaborativos, oficinas, cursos e museu do rock.
Endereço: Rua Riachuelo, 20.

Bares

Bar é o que não falta na Lapa. Algumas boas opções, entre tantas:

⭐ Boteco do Gerson

O melhor pé sujo, que mora no coração e cuja esquina conta muitas histórias.
Endereço: Rua Riachuelo, 26.

⭐ Arco-íris da Lapa

Boteco típico fundado em 1960, a unidade mais famosa é o que fica no início da Mem de Sá.
Endereço: Av. Mem de Sá, 72.

⭐ Ximeninho(s)

Em qualquer uma das três unidades você encontra cerveja barata e petisquinhos.
Endereços: Praça João Pessoa, 7 (Em frente ao Bar da Cachaça); Rua Joaquim Murtinho, 17 (Em frente à Selarón); Rua Silvio Romero, esquina com Rua Riachuelo.

Ximeninho que fica em frente à Escadaria Selarón

⭐ Bar da Nalva

Tradicional ponto de encontro universitário para uma cerveja em pé ou uma batucada. Às sextas rola o samba da Casa de Marimbondo.
Endereço: Rua Silvio Romero, 8

⭐ Beco das Artes e Nanan

Já nos arredores da Praça Tiradentes, mais perto do metrô da Uruguaiana fica o famoso Beco das Artes. O bar mais conhecido por aqui é o Nanan. Pode-se dizer que o beco é ponto de encontro de algum movimento, seja ele qualquer! Por aqui tem sempre algo acontecendo.
Endereço: Rua Imperatriz Leopoldina, 55.

⭐ Sinuca da Lapa 

Uma sinuca mais arrumadinha, que reúne de profissionais aos amigos que querem descontrair encaçapando escolhendo músicas na jukebox. Esta é uma boa opção para começar a noite, mas se quer algo mais pé sujo, não faltam opções de sinuca na Lapa.
Endereço: Rua Riachuelo, 44

⭐ Cortiço Carioca

Bar e restaurante acolhedor que serve porções individuais e drinques ao som de programação musical. Nos domingos, é o palco do forró do Trio Samburá, a partir das 21h.
Endereço: Rua Joaquim Silva 105

Bebidas tradicionais

⭐ Bar da Cachaça 

Talvez o bar mais famoso da Lapa, por ser o ponto de encontro mais tradicional: quem resiste à uma cachacinha gengibrela, antes de mais nada? Por aqui você pode experimentar todos os sabores que puder imaginar da nossa bebida típica.
Endereço: Av. Mem de Sá, 110

⭐ Caipirinha do Coelho

Se quer caipirinha, não pense duas vezes. Com muitos sabores diferentes o Coelho é o lugar certo para quem não abre mão de uma caipirinha de qualidade. Mas fique atento, normalmente, o Coelho só abre às sextas e sábados, à noite.
Endereço: Rua Riachuelo, 24.

Coelho <3

Coffeshop e tabacarias

Apesar do uso da cannabis não ser legalizado no Brasil, existem tabacarias que se autodenominam coffeshops.

⭐ Ganjah

Por aqui costumam rolar showzinhos alternativos esporádicos  e opções para comer para quando bater a larica.
Site: fb.com/ganjahlapa
Endereço: Rua do Rezende, 82.

⭐ Smonkey

Tabacaria-bar para você ficar ainda mais confuso se é ou não legalizado o uso de plantas medicinais no Rio de Janeiro.
Site: fb.com/SmonkeyRio
Endereço:  Rua Mem de Sá, 99.

⭐ Jacaré azul

Este não é um espaço de eventos, mas uma tabacaria das mais completas.
Site: instagram.com/jacare_azul
Endereço: Av. Mem de Sá, 127

O que não recomendamos

⭐ Rio Scenarium

Este é o lugar que muitos sites turísticos recomendam. A nossa reticência é que o local é caro e reúne exclusivamente estrangeiros. Se prefere uma experiência autêntica, não faltam opções neste post!
Site: rioscenarium.art.br
Endereço: R. do Lavradio, 20

⭐ Bebidas e ingresso na rua

Cuidado com ingressos de cambistas, que, podem ser falsos e ainda prejudicam as casas de shows. Já as bebidas, vale ficar ligado, porque, apesar do preço convidativo, podem dar aquela rebordosa.

Ambulantes em frente à Escadaria Selarón

Onde comer na Lapa

Ao contrário de Santa Teresa, a Lapa não é o melhor lugar para comer. Mas aqui vão algumas opções de preços e pegadas diversas para salvar quando bater a fome que os petiscos de bar não são capazes de saciar!

⭐ Nova Capela $$

Restaurante super tradicional em estilo português. Ao entrar no Nova Capela nos sentimos teletransportados para algumas décadas no passado, seja pelo vestuário dos garçons, pelo estilo de cardápio ou pela decoração de azulejos que parece ter se mantido inalterada pelo tempo. O prato mais famoso desta casa histórica é o cabrito e o pastel de cabrito. O peixe com manteiga e amêndoas também é uma ótima pedida.
Endereço: Av. Mem de Sá, 98.

⭐ Bar do Peixe $

Com mesas sobre a calçada e sua especialidade, o peixe e os frutos do mar no clima de boteco carioca.
Endereço: Rua André Cavalcanti, 16B.

⭐ Gohan $

Restaurante oriental com opções chinesas e japonesas triviais e gostosinhas.
Endereço: Rua Joaquim Silva, 127.

⭐ Vezpa $

Aquela pizza salvadora para hora do desespero.
Endereço: Rua do Lavradio, 198.

⭐ Bonde dos Sucos $

Para um suco que salva da ressaca depois do rolé, ou para um açaí com guaraná. Peça sem ser em embalagem descartável!
Endereço: Av Mem de Sá, 47, ao lado do Leviano Bar.

⭐ La Carmelita $

Melhor pizza da Lapa! Feita no forno à lenha em espaço rústico e boêmio de um antigo casarão, onde acontecem pequenos shows musicais.
Endereço: Rua do Rezende, 14.

⭐ Lapamaki $$$

Famoso restaurante japonês com opção de rodízio. O Lapamaki tem várias unidades pela cidade, uma delas na Lapa.
Endereço: Rua Riachuelo, 67.

Comida de rua

As barraquinhas e podrões da Lapa, para muitos são considerados uma instituição carioca. Confesso que a única que me aventuro e atesto a qualidade é a barraca do acarajé que fica na outra esquina do Bar da Cachaça – top! Embaixo do Aqueduto Carioca é onde fica a maior concentração de barraquinhas e, por lá, você encontra de tudo: de yakisoba a churrasquinho.

Lapa-Santa

Onde se hospedar na Lapa

Para se hospedar na Lapa você tem que gostar da vida boêmia e não se importar de ficar em um bairro onde circulam diversas energias. A parte boa é que não falta programação por aqui e você, sem dúvidas, terá uma experiência autêntica do Rio de Janeiro, que muitas vezes é maquiada se ficamos restritos à Zona Sul da cidade.  A noite a Lapa fica agitada, principalmente nas sextas e sábados!

Mochileiros:
Mambembe Hostel
Books Hostelo hostel descontraído ficou famoso devido à um programa de TV que narrava sua rotina.

Custo-benefício:
Selina – super novinho e hype com quartos coletivos e privativos.

⭐ Para ver outras opções de onde se hospedar na cidade confira este post super completo: Onde ficar no Rio de Janeiro: dicas de bairros e hotéis.

Segurança

A Lapa pode ser um lugar tido como inseguro do Rio, sobretudo devido ao uso de crack e o chamariz de ser um bairro turístico de vida noturna, nada de novo em uma cidade de desigualdades.

No interior de shows, recomendamos tomar cuidado redobrado com furtos de celular. Evitar se deslocar sozinho em becos,  ou com câmeras e itens de valor à mostra. Assaltos podem acontecer em locais desertos e furtos em locais de aglomeração. Fique atento, mas sem nóia! 🙂

Quer saber mais do Rio? Veja nossas outras matérias

– O essencial do Rio:
72 horas no Rio de Janeiro
Onde ficar no Rio de Janeiro: dicas de bairros e hotéis
Guia do Rio de Janeiro: dicas para turistas de primeira viagem
Saiba como comprar ingressos e conhecer o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro
Saiba como comprar ingressos e visitar o Cristo Redentor, no RJ
O que fazer no Rio: conheça Santa Teresa

– Dicas fora da roteiro tradicional:
De tudo um pouco: visitando o Mercadão de Madureira, no Rio de Janeiro
Paquetá: nossas dicas da ilha mais charmosa do Rio de Janeiro
Conhecendo o Rio de bike
Feira de São Cristóvão: um pedacinho de nordeste no Rio
Rio de janeiro sem clichê: explorando do Pontal a Guaratiba
Zona Portuária além da Praça Mauá: conheça o Circuito da Herança Africana, no RJ
Zona Portuária do RJ: Boulevard Olímpico, Pequena África e atrações fora do circuito tradicional

– Para cair na folia:
Carnaval de rua no Rio de Janeiro 2019: agenda de blocos, onde comprar fantasias e dicas para cair na folia
Pré-carnaval do Rio de Janeiro 2019: melhores ensaios, blocos e eventos

Posts relacionados

Deixar um comentário

EnglishFrenchPortugueseSpanish