Home Giro no Rio Carnaval de rua no Rio de Janeiro: dicas para não cair em furada, onde comprar fantasias e brilhos

Carnaval de rua no Rio de Janeiro: dicas para não cair em furada, onde comprar fantasias e brilhos

por Gabriela Mendes

foto de capa: @carnalogico

Fevereiro é um mês cheio de cor e folia para os cariocas. Nas ruas e no metrô, começam a aparecer pessoas fantasiadas em meio ao dia a dia da cidade. O início do mês vem anunciando, aos poucos, o que está por vir, com ensaios acontecendo a todo vapor para a festa mais famosa do ano: o Carnaval. 

Na  televisão, reportagens mostram as preparações para o tradicional desfile do Sambódromo, com a impressionante produção das escolas de samba e seus carros alegóricos. Nas ruas, o foliões ocupam a cidade com a purpurina e música ao vivo itinerante. Não tem como não se contagiar com a marcação do surdo, as levadas do repique e as imponentes notas dos instrumentos de sopro. 

Porém, como a cidade inteira pára durante a semana do Carnaval, bloqueando ruas, tendo muitos blocos em todos os cantos com muita gente, é preciso se atentar à algumas dicas essenciais, para aproveitar a folia sem preocupação. 

⭐ Para programação do Carnaval 2020, veja:
Pré-carnaval do Rio de Janeiro 2020: melhores ensaios, blocos e eventos
Carnaval de rua no Rio de Janeiro 2020: agenda de blocos, onde comprar fantasias e dicas para cair na folia

Nós somos loucas pelo Carnaval do Rio e, por isso, separamos algumas recomendações para fugir do perrengue, além de sugestões de onde comprar adereços, fantasias e brilhos.

Guia de sobrevivência do Carnaval carioca com 10 dicas essenciais:

1- Beba água e se alimente: pode parecer uma recomendação óbvia, mas, sem dúvida é uma das mais importantes. Quandos e está indo de um bloco para o outro, muita gente esquece que precisa cuidar do corpo para recarregar as energias e continuar a festa.

2- Use o metrô. Como a cidade inteira fica cheia de blocos, muitas ruas fecham e o trânsito pode ser um problema. De metrô é tudo mais rápido, seguro e, durante o Carnaval, funciona 24h. Para evitar filas, recarregue seu RioCard com antecedência. Lembre-se que durante todo este período não é possível circular com bicicleta dentro do metrô.

3- Muita atenção às bebidas, nunca compre garrafas abertas e, se alguém for abrir, fique de olho. Essa dica é, principalmente, para as mulheres, já que, infelizmente, estão acontecendo casos de Boa Noite Cinderela durante os blocos. 

4- Coloque seus documentos, dinheiro e celular em uma doleira. Furtos são muito comuns e, na multidão, é difícil cuidar dos seus pertences se eles estiverem em bolsas, mochilas e até pochetes. Esse é um item essencial no Carnaval, não esqueça! E só leve o extremamente necessário: celular, identidade, dinheiro e purpurina, claro! 🙂

5- Marque encontros antes de chegar nos blocos, porque, como eles andam e são muito cheios, é impossível marcar um ponto de encontro. 

6- Por outro lado, não se preocupe em perder uma parte do grupo durante a festa. A graça é levar com naturalidade os encontros e desencontros, no meio do bloco todo mundo se acha de forma orgânica, de surpresa. Porém, sempre esteja acompanhado, nunca sozinho (principalmente para as mulheres). 

7- Não faça xixi na rua. Além de ser desrespeitoso com os moradores, você pode levar uma multa de mais de R$500. Não deixe para a última hora: deu vontade de ir ao banheiro, saia do bloco, procure um banheiro químico ou um local adequado, para depois voltar para a folia sem preocupação.

8- Chegue na hora da concentração dos blocos. Como a maioria deles anda pela cidade, às vezes sem destino definido, chegar atrasado pode ser um eterno caminhar para achar onde estão os foliões. Além disso, blocos pela manhã costumam ser mais vazios e menos quentes. Madrugar para curtir o Carnaval pode parecer loucura, mas vale a pena. 

9- Use fantasia. Pode ser de qualquer coisa, uma multidão colorida e fantasiada é uma das magias da festa. 

10- A última recomendação, mas não menos importante: @naoenao_ ! O Carnaval também é conhecido como a festa do amor, mas, para que todos aproveitem e que essas boas energias circulem pelo ar, o respeito é essencial. As fantasias não são convites e assédio é crime. Se sofrer assédio ou vir alguém nessa situação, denuncie na hora. 

Onde comprar fantasias e purpurinas

Carnaval de rua sem fantasia não tem graça! Dê asas à criatividade, mas lembre de sempre usar roupas frescas e sapatos confortáveis – de preferência aquele tênis de guerra que pode sujar. E por baixo, é sempre bom estar de roupa de banho, porque vai que… Tudo pode acontecer no Carnaval.

E não esqueça daquele brilho a mais do carnaval carioca. Afinal de contas, como já dizia Caetano, gente é pra brilhar. Só não vamos esquecer de, no final do dia, limpar com algodão e demaquilante, ou com lencinho umedecido e não na água corrente, já que trata-se de micro-plástico. Outra opção é optar por alguma opções biodegradáveis (mais infos abaixo). O planeta agradece. <3

Saara: melhores lojas

Definitivamente o Saara é o melhor lugar para montar sua fantasia, comprar seus brilhos e acessórios para pular o carnaval carioca gastando pouco. Desça no metrô da Uruguaiana e se perca nos labirintos do mercado. 

Babado da Folia
O melhor lugar para achar as purpurinas holográficas mais lindas – aquelas que fazem quase um efeito 3D nos nossos rostos, com um cadinho de suor então… A quantidade mínima de cada peso é 50g, variando de R$9-15. É bastante quantidade, mas você pode sempre dividir com os amigos ou purpurinar o bloco inteiro! Lá também vende outros acessórios para quem quer fazer sua própria fantasia do zero, abusando da criatividade.
Endereço: Rua da Constituição, 37 (perto da Praça Tiradentes).

Fan Flores
Não tem tanta variedade quanto a Babados da Folia, mas vende quantidades menores de brilho.
Endereço: Rua Gonçalves Ledo, 77

Sorria
Endereço: Rua da Alfândega, 369

Caçula (sempre <3)
Endereço: R. Buenos Aires, 261

Casas Pinto
Um pouco mais vazia que a Caçula, já que a casa é especializada apenas em tecidos. Vale a pena conferir.
Endereço: Rua Buenos Aires, 224

LED: se pra você não basta brilhar, tem que piscar, procure nas lojinhas da Rua Luiz Camões. Lá tem muito adereço e pisca-pisca.

Marcas de purpurina biodegradáveis

@Glitra.bio || @_brilhow_ || @cami.nito || @purabioglitter || @zimcolor

Fantasias prontas e acessórios

A grande parte da graça está em customizar sua própria roupa, o que fica mais original e barato. Mas se não deu tempo, tem sempre a opção de comprar algo pronto, tanto no Saara, quanto em marcas independentes:

Lojas Silmer
Endereço: Rua da Alfândega, 171

Casa Turuna
Endereço: Av. Senhor dos Passos, 122

Le Petit Pirate – as tatuagens temporárias mais fofas e politicamente corretas do Rio de Janeiro. Para comprar suas tattoos basta escolher sua cartela no site!

Marcas independentes que vendem fantasias e acessórios

@ateliechaodegaia || @seja_osada || @ohlograma || @cancanacessorios || @sriclothing ||

Outras coisas legais do Carnaval do Rio de Janeiro

Páginas que divulgam programações semanais e blocos: @segueobloco | @wheninrio

Iniciativas que valem a pena conhecer: @naoenao_  | @feminicidade

Fotógrafos de Carnaval de rua: @carnalogico | @aboutcarnaval | @melambelambe | @Jose Guiherme Leite | @humanosdocarnaval | @Fotógrafos Foliões

⭐ Saiba Mais:
Pré-carnaval do Rio de Janeiro 2020: melhores ensaios, blocos e eventos
Carnaval de rua no Rio de Janeiro 2020: agenda de blocos

foto: @carnalogico

Posts relacionados

Deixar um comentário

EnglishFrenchPortugueseSpanish