Home Gira Mundo Índia

Gira Mundo Índia

por Gabriela Mendes

Uma viagem feminina:

dois meses na Índia conectando com empoderamento feminino

Viajar pode ser uma das maiores ferramentas para entendermos paralelos com outras realidades e desigualdades. Para nós, sempre foi uma forma de interligar nossas crenças e ativismos, tentando ser agente de mudança. Chegou um ponto que simplesmente explorar sem tentar trocar com autenticidade e impacto local não fazia mais sentido por si só.

Pensando nisso,  embarcamos numa jornada de dois meses para esse universo particular que é a Índia, em contato com muitas iniciativas locais de concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 da ONU, Igualdade de Gênero. (Para saber mais sobre a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável da ONU aperte no link).

Nosso trabalho aqui no blog  é falar sobre viagens: disseminar realidades documentadas, passando um pouquinho das nossas impressões e dicas para viajantes, através da ótica feminista. Esperamos narrar histórias e trocar o que descobrimos das vozes de mulheres indianas tão potentes e inspiradoras.

#viajemulher

Nos nossos últimos dias de Índia, visitando a Project Três, um projeto que visava a capacitação e a independência financeira das mulheres em uma comunidade de Anjuna, Goa, nos fizeram um questionamento: Se depois desta jornada de norte à sul do território indiano, enxergávamos a Índia como um país feminino ou masculino.

Difícil de responder, quando a divisão por gênero na sociedade é tão brutal, mas, por outro lado, tendo feito uma viagem tão focada no aspecto feminino. Mas o que podemos dizer depois de nos jogarmos neste giro é que ele se mostrou muito mais fácil do que pensamos que poderia ser, na perspectiva de duas viajantes mulheres.

Nosso roteiro, destaques da viagem e projetos visitados na Índia

Do choque diante das diferenças e ante à nossa tentativa inicial de tentar, de alguma forma, compreender o estranhamento (tenha ele cara de um abraço afetuoso com cheiro de especiaria, ou de um soco no estômago diante da miséria humana) até à verdadeira compreensão que não é possível tentar entender a Índia, foi uma longa caminhada: muitas noites passadas na Indian Railways, ônibus pirotécnicos, quartos compartilhados e sofás do couchsurfing. Neste percurso, em que conhecemos um total de 18 cidades, o que absorvemos como lição é que na Índia devemos ser como pedras num rio, deixando suas águas passar, com corações abertos e sem filtro de nossos pré-conceitos.

Aonde fomos:

⭐ Gira Mundo na Índia

Triângulo dourado: Delhi – Agra – Varanasi

Delhi

⭐ Guia de Déli: nossas dicas sobre a capital da Índia
⭐ Empodere: Do aeroporto de Déli para a cidade com a Sakha Cabs
⭐ Old Delhi de bicicleta: como foi a experiência de pedalar na capital da Índia

Agra

⭐ Taj Mahal: saiba como comprar ingressos e visitar essa maravilha, em Agra
⭐Empodere: Sheroes Hangout, um restaurante feito por mulheres sobreviventes de ataque de ácido, na Índia

Varanasi

⭐ Como e porquê fazer um passeio de barco no Rio Ganges, em Varanasi
⭐ Empodere: o budismo de Sarnath e a Associação de mulheres Rajbhar, em Varanasi

Região Norte: Rishikeshi e Rajastão

Rishikesh

em breve

Rajastão: Jodhpur – Jaisalmer – Udaipur – Pushkar – Jaipur

Jodhpur

em breve

Jaisalmer

em breve

Udaipur

em breve

Pushkar

em breve

Jaipur

em breve

Centro Índia: Mumbai e arredores

em breve

Região Sul: Goa, Karnataka, Kerala

Anjuna e Agonda, em Goa

em breve

Hampi e Bangolore, em Karnataka

em breve

Fort Kochi, Alleppey, Varkala e Munnar, em Kerala

em breve

O Gira Mundo é um blog que relata com textos e fotos autorais, experiências feministas, sustentáveis e culturais, sempre aliadas à bicicleta.

Estamos sempre abertas à parcerias, trocas, bate-papos e contribuições relacionados a esses temas!

Entre em contato com a gente: contatobloggiamundo@gmail.com

Nossos media kits

Em português: Media Kit Blog Gira Mundo India PT
Em inglêsMedia Kit Blog Gira Mundo India EN

ROTEIRO PERSONALIZADO – nós planejamos toda sua viagem e entregamos um roteiro detalhado com sugestão de passeios dia a dia, dicas de restaurantes, locomoção e melhores atrações. Também fazemos assessoria de passagens aéreas, hotéis e tudo que você precisar. Perfeito pra quem ama viajar, mas não gosta ou não tem tempo de se programar.
HOSPEDAGEM – reserve seu hotel com o nosso link do Booking e ajude a manter o blog no ar! Não tem nenhuma alteração de preço pra você, mas nós ganhamos uma pequena comissão.
ALUGUEL DE CARRO – nosso parceiro de reservas é o RentCars, que faz busca das melhores tarifas com as principais locadoras.
INGRESSOS E TOURS – melhores preços no Get Your Guide e Tiqets.
INTERNET 4G ILIMITADA – com nosso código da Easy Sim 4 You.
SEGURO VIAGEM – ganhe 5% de desconto no Seguros Promo com nosso cupom GIRAMUNDOe

EnglishFrenchPortugueseSpanish