Home Giro no Brasil Praia do Perigoso: paz e água cristalina

Praia do Perigoso: paz e água cristalina

por Gabriela Mendes
Praia-do-Perigoso-Barra-de-Guaratiba-Rio-de-Janeiro

Existe um paraíso que é pouco conhecido no Rio de Janeiro, inclusive para os cariocas. Chegando no final da praia de Guaratiba, já parece que você está fora da cidade. Depois de perguntar para os moradores sobre a trilha, seguimos caminho por ruelas que cruzavam as casas simples da região. Quando as árvores formam um túnel verde sobre as cabeças, o ar puro deixa o pulmão de qualquer um mais limpo. A trilha é bem fácil de percorrer e leva para cinco praias: Búzios (ou Conchas), Perigoso, Funda, Meio e Inferno. Pegamos o caminho para o Perigoso e, depois de 40 minutos de caminhada leve, chegamos a essa praia que (ainda) é selvagem no Rio.

Praia-do-Perigoso-Barra-de-Guaratiba-Rio-de-Janeiro

Praia do Perigoso em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foto: Gabriela Mendes, Blog Gira Mundo.

Apesar do nome, as águas cristalinas são calmas e sem ondas. Reza a lenda que a praia foi batizada de “Perigoso” porque foi rota de fuga de presos muito perigosos que escapavam do presídio da Ilha Grande. Um ótimo lugar para se refugiar, né? 😛

Praia-do-Perigoso-Barra-de-Guaratiba-Rio-de-Janeiro

Praia do Perigoso em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foto: Gabriela Mendes, Blog Gira Mundo.

Mesmo não sendo um destino popular, infelizmente esse paraíso está correndo risco de não ser mais tão deserto assim. Em feriados, grupos acampam na praia e deixam sacos e mais sacos de lixo espalhados. É uma pena que muita gente não entenda a importância dessas praias quase virgens que estão ficando difíceis de achar. É um luxo deitar na canga e só ouvir o barulho do mar, o canto dos pássaros e das folhas sendo levadas pelo vento.

Como chegar

praia-do-perigoso-mapa-blog-gira-mundo

De carro

Para quem vai da Zona Sul, pegar a Avenida das Américas e seguir até o final. Pegar o túnel Vice-Presidente José Alencar e, mais a frente, fazer o retorno BARRA DE GUARATIBA. Seguir na Estrada Velha de Barra de Guaratiba até o final. Quando chegar na praia de Guaratiba, parar o carro em algum lugar e caminhar pela ladeira à direita. Não tem mistério para achar a trilha, mas é melhor perguntar para os moradores só para não perder tempo! Você sobe umas escadinhas, passando pelas casas dos locais. Lá de cima ainda da pra ter uma vista linda.

De ônibus

Para quem sai da Zona Sul demora bastante, mas se você está com disposição pegue o 2334, em direção a Campo Grande, na orla e, em seguida o 867 até Barra de Guaratiba. Chegando lá, você ainda vai ter que andar até a Praia de Guaratiba e depois fazer a trilha. Não recomendo!

De bike

A melhor forma para quem gosta de aventura!

Veja mais: Conhecendo o Rio de bike

Dica

• Levar água, lanche, frutas, canga e muito filtro solar. Lá não tem nada além da areia e do mar. Mas não se esqueça de levar seu lixo quando sair da praia!

• Você pode fazer esse passeio e conhecer outras praias da região com o Airbnb Experiences. Confira aqui e aqui.

Saiba mais: Rio de janeiro sem clichê: explorando do Pontal a Guaratiba

Praia-do-Perigoso-Barra-de-Guaratiba-Rio-de-Janeiro

Praia do Perigoso em Barra de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foto: Gabriela Mendes, Blog Gira Mundo.

Posts relacionados

2 Comentários

Rio de Janeiro: dicas para turistas de primeira viagem – Gira Mundo 07/03/2017 - 19:03

[…] O Rio é um prato cheio para quem curte natureza e, é claro, praias. A mais famosa, a Praia de Copacabana, merece uma visita. Mas para curtir sem se preocupar é melhor ir ao Leme, Arpoador (durante a semana, que é mais vazio) e à Praia de Ipanema e do Leblon. Na Zona Oeste as praias são bem extensas e igualmente lindas, como a Praia da Barra, Praia da Reserva, Prainha e Praia do Perigoso (saiba mais aqui). […]

Reply
Rio de janeiro sem clichê: explorando do Pontal a Guaratiba – Gira Mundo 28/07/2017 - 15:31

[…] A Praia do Perigoso tem o acesso no final de Praia de Guaratiba por uma trilha bem fácil, que dura cerca de 40 minutos. O mar é calmo e a praia é rodeada de pedras, com uma paisagem muito linda. Veja todas as dicas nesta matéria. […]

Reply

Deixar um comentário