Culinária do Sudeste Asiático: 15 pratos para não deixar de provar na sua viagem

Além de amar viajar sou apaixonada por comida. Uma consequência lógica é que, uma das coisas que mais gosto de fazer quando viajo, é experimentar novos sabores e pratos típicos, expandindo também os horizontes do meu paladar.

O Sudeste Asiático, em especial, com sua culinária própria e muito rica, nos proporciona uma viagem gastronômica maravilhosa, como poucos lugares no mundo. A comida da região possui um equilíbrio único entre acidez, doçura e picância. Trouxe na bagagem muitos sabores deliciosos como lembrança deste mochilão de 4 meses.

Apesar de quase todas as refeições envolverem arroz e chilli – o verbo comer em tailandês, inclusive, significa, em tradução literal, comer arroz – a culinária da região vai muito além disso.

9

Os ingredientes principais são arroz e seus derivados, como rice paper, dos rolinhos e o  bifun dos noodles, tofu, moyashi, caldos de peixe, amendoim, leite de coco, shoyo, frutos do mar, porco, frango, capim limão, legumes, gengibre, cogumelos, manga e limão e muita(!) pimenta – combinados magicamente em pratos refogados ou ensopados.

2

Este post vai dar fome!

Entre tanta coisa boa, em um resumo da cozinha de cada país, selecionei os 15 pratos que mais gostei durante a viagem para você não deixar de provar. Afinal de contas, experimentar estes novos sabores faz parte do se deixar levar nesta aventura de imersão cultural. 🙂

1. Padthai, Tailândia e quase todos os países do Sudeste Asiático

A comida tailandesa é deliciosa. Influencia não apenas o ocidente, mas muitos dos países do Sudeste Asiático. Em quase todos os lugares encontramos restaurantes ou partes do menu com pratos tailandeses. O prato mais famoso e um dos mais gostosos da Tailândia é o padthai: noodles de arroz, pimenta, tofu, camarões, legumes, cheiro verde, envoltos em ovo mexido – existindo também versões de frutos do mar, frango, porco ou vegetariano e suas variações com noodles de ovo e fried rice.

Na verdade, trata-se do fast food tailandês, uma comida rápida, sendo muito comum ser vendido na rua. Aprendi com os tailandeses que devemos comer o padthai com uma colher de açúcar, amendoim e suco de limão, além do moyashi e da cebolinha acrescidos e misturados aos demais ingredientes.

Ah! E se você está indo para Bangkok não deixe de provar o prato do Thipsamai, eleito o melhor do mundo! Bati ponto por lá todas as vezes que passei pela cidade. ❤

20

2. Amok fish, Camboja

O amok fish é o prato mais típico do Camboja que nos remete aos tempos do Império Khmer. Trata-se de um peixe ensopado no leite de coco com bastante pimenta, servido normalmente com o caldo ou na folha de bananeira, acompanhando arroz. Delicioso! Existe também a variação do prato feito em carne, mas recomendo a versão tradicional.

GRANDE5

3. Som tam, Tailândia e Camboja

É muito comum no Sudeste Asiático saladas cuja base são frutas: papaia, manga, pomelo, etc. Uma das mais famosas e gostosas é a son tam salada de papaia verde, cortado bem fininho, junto de cenoura, vagens, amendoim, chilli e suco de limão.

green-papaya-salad-superjumbo

4. Babiguling, Bali

O Babiguling – ou suckling pigé o prato balinês mais tradicional. Trata-se de um leitão coberto de especiarias assado lentamente por horas, até que a pele fique crocante e o interior se desmanche, sendo servido com vegetais, linguiças e, claro, arroz. Apesar de ser vendido na cidade toda, experimente o prato do restaurante Ibi Oka, em Ubud, o mais famoso de Bali, recomendado até pelo Anthony Bourdain.

bali20

5. Green Cury, Tailândia

O green curry é uma variação dos currys tailandeses, com leite de coco, capim limão, legumes e pimentas verdes, que dão a cor ao prato. Normalmente é feito nas versões de frango, porco e vegetais. Prove também o tom yam, um red curry de frutos do mar, o yellow curry e o khao soi curry soup.  São todos divinos e muito saborosos, mas prepare-se para suar ou até escorrer o nariz com a pimenta!

KONICA MINOLTA DIGITAL CAMERA

6. Salada de folhas de chá, Mianmar

A comida do Mianmar é uma mistura de influências indianas e orientais, com currys vegetarianos super temperados (que diferente dos tailandeses não levam leite de coco), saladas deliciosas e muitos pratos que podem parecer bem estranhos para o nosso paladar. Miúdos, por exemplo, são uma iguaria por aqui. O prato que eu mais gostei foi a tea leaves salad, que leva as folhas de chá, amendoim, tomate, suco de limão. O bom é que encontramos esta delícia em quase todos os restaurantes por lá.

b43 2

7. Salada de pomelo, Tailândia

Este é um prato que não é tão comum, mas é divino. O pomelo é um fruta da região, que se assemelha a uma tangerina gigante. Como não tem muita graça para se comer puro, normalmente é servido como base para salada, com leite de coco, açúcar de palma, pimenta, suco de limão, camarão e coentro. Comi no restaurante da Jim Thompson House e amei.

8. Aperitivo de alga, o Kaipen, Laos

A culinária do Laos é riquíssima. Não é à toa que menus degustação e aulas de culinária fazem parte do roteiro turístico, sobretudo, na super charmosa Luang Prabang. Os pratos mais tradicionais do país são as linguiças artesanais, a carne de búfalo e o kaipen, um aperitivo de alga de água doce com sementes de sésamo, super crocante (parece um biscoitinho), que pode ser comido puro ou com molhinhos condimentados.

17

9. Love bowl e comidas naturais, Bali

Bali é cheia de cantinhos deliciosos, com comida viva. Embarque na onda  natural de lá e prove os bowls de fruta, como o de manga e dragon fruit (a pitaia, que agora também está bem na moda aqui no Rio) e  outras delícias, que podem acompanhar muitos super alimentos que você nunca ouviu falar (espirulina?!). Se tiver por Ubud recomendo fortemente o restaurante Seeds of Life, a lasanha mexicana raw de lá tá no top 5 pratos da viagem! 🙂

bali19

10. Mango sticky rice, Tailândia

O mango sticky rice talvez seja a sobremesa tailandesa mais famosa e comum de se encontrar por lá. Trata-se de um arroz doce com leite de coco, servido com manga e as vezes milho – tem versões que vem também com sorvete de manga! Pode parecer estranho, mas é muito gostoso.

25

11. Frutas diferentes, Sudeste Asiático em geral

Uma das minhas aventuras gastronômicas favoritas de quando viajo é provar frutas exóticas. Como você pode imaginar, me realizei nesta viagem! Me senti como um gringo que chega no Brasil e se depara com todas aquelas frutas tropicais desconhecidas, deliciosas e nunca vistas. Não deixe de provar o rambutan, o mangostin, a pitaia, a snake fruit, a longan (viciante!) e se tiver coragem a durian (odiei!).

27

12. Nasi campur, Indonésia e Malásia

O nasi campur é um prato muito comum na Indonésia e Malásia. Em tradução literal, significa arroz com carne, mas na prática, se bem feito, é muito mais do que isso. Trata-se de um picadinho contendo tamarindo, especiarias, krupuk (um biscoitinho de camarão tradicional), legumes e muitos outros ingredientes variantes. Outros pratos populares e gostosos são o mie goreng ou fried noodles, o nasi goreng ou fried rice, além do gado gado.

ECB73103-73A9-42E5-98A3-A6AF1AB81E7C

13.Gỏi cuôn, o rolinho vietnamita, Vietnã

Apesar da influência da colonização francesa, a culinária vietnamita é única e muito tradicional. Nas ruas de Hanói, o número de motos é proporcional ao número de banquinhos minúsculos e pessoas comendo o pho, noodles com caldo de legumes e porco. Mas meu prato vietnamita favorito é o  gỏi cuôn – trata-se de um rolinho primavera fresco, normalmente servido com camarão, bifun e muyashi, cenoura, ou outras combinações. Este prato para eles é como se fosse um lanche ou entrada, que se come com molhos cuja base é o vinagre de arroz, açúcar, pimenta, gengibre e muitas ervas frescas – uma delícia que gostei tanto que já até tentei reproduzir em casa.

picwmxujh

14. Lao Fundue, Laos

O lao fundue na verdade é uma espécie de churrasco, em que grelhamos as proteínas – frango, búfalo, tofu – e cozinhamos o noodles, os ovos e os vegetais em uma única superfície, aquecida por carvão. Além de gostoso é super divertido, já que nós que preparamos na mesa. O melhor lugar para provar este prato super típico e diferente é no restaurante Dyen Sabai, em Luang Prabang, especializado nesta iguaria.

img_82682
foto Dyen Sabai

15.  Chicken Rice, Cingapura

A culinária de Cingapura tem fortes inspirações da culinária chinesa, indiana e malaia sendo comum as food courts e o restaurantes de bento box e din sun. Mas um dos pratos mais típicos desta cidade-estado, é o chicken rice que pode custar poucos dólares e ser uma delícia estrelada como a do Soya Souce Chicken Rice and Noodle, o restaurante com estrela Michelin mais barato do mundo. Veja mais neste post!

c8

Mas e os… insetos?

Apesar ser muito comum vermos barraquinhas de insetos, escorpiões e até cobras sendo vendidos nas ruas em porções ou espetinhos, estas bizarrices não são um prato típico destes países, sendo mais uma atração turística, para quem quer ter bem… experiência de vida. Como experimento tudo, tá aí a prova da minha degustação de escorpião. Garanto que pode ser mais agradável do que parece se acompanhar uma cerveja asiática!


Algumas dicas e observações

Experimente! Nem que seja pra saber qual o gosto. O que parece estranho pode se revelar muito gostoso.

A comida do Sudeste Asiático é de fato muito apimentada. Se perguntarem se você quer spicy, a menos que seja extremamente acostumado, fale que pode ser pouca pimenta. Se tiver qualquer restrição, informe todas as vezes que fizer um pedido – mímica ou google traductor podem ajudar, neste caso.

Gostou deste post? Veja mais posts da aventura asiática neste link!

E se você já foi pra lá, comenta aqui os pratos que mais amou ou odiou! Vamos adorar saber. 🙂

2 comentários Adicione o seu

  1. Nicole disse:

    Nash campur is my favourite!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s