Home Europa Londres: onde comer barato e outras dicas

Londres: onde comer barato e outras dicas

por Ursulla Lodi

 — Essa viagem foi feita antes da pandemia global de Covid-19.
Não recomendamos o turismo enquanto a situação estiver fora de controle.

Se você ouviu por ai que Londres é uma cidade que se come mal, muito provável que esta fala esteja apegada à conceitos que ficaram no passado.

É bem verdade que os preços em Libra assustam e que, tirando os pratos familiares, como os assados de domingo e o yorkshire pudding, a Inglaterra não tem um gastronomia nacional amplamente difundida internacionalmente. Muitos só sabem citar como prato inglês o fish’n’chips.
E o pint temperatura ambiente, de todas as esquinas, claro.

Mas a Londres atual é uma cidade globalizada de culinária múltipla, reflexo do caldeirão cultural que se tornou. Não faltam mercados à céu aberto, feiras em parques e pequenos restaurantes de todos as nacionalidades para descobrir e colorir a cidade, que, queiram ou não, é do mundo, mesmo pós-Brexit.

Saiba mais: Londres: nossas dicas de hospedagem, passeios culturais e outros rolés

 — Decolononizando a história pelo paladar

A verdade é que o melhor é provar as especialidades trazidas pela imigração, seja na barraquinha do mercado, ou no restaurante hypado de Shoreditch. Para vocês terem idéia, em um dia, almoçamos uma comida vegana da Etiópia, no Old Spitalfields Market, lanchamos numa confeitaria de Dubai e jantamos um autêntico pho, em um vietnamita à noite. Quase todos os dias foram assim, colecionando paladares!

Outra surpresa agradável foi perceber que a metrópole está muito evoluída no quesito #comavegetais, com menus com opções à base de plantas em quase todos os lugares, além de vermos bastante arte e propaganda, difundindo uma alimentação mais consciente.

Pesquisando bem, encontramos com facilidade delícias, sem gastar muito! Dividimos com vocês neste post!

 — Sobre a nossa viagem para Londres e dicas gerais para economizar na alimentação

Passamos cerca de uma semana em Londres, antes de seguir viagem para nossos dois meses na Índia. Desembarcamos em um final de outono, quase inverno londrino, em que as bebidas quentes eram quase necessárias para continuar os rolés e caminhadas pela cidade!

Apesar do entusiasmo de poder fazer esse pitstop antes do nosso destino, é bem verdade que estávamos contando moedas, ainda mais com o Real desbolsonarizado, tornando os preços na moeda da Rainha bem assustadores. Mas, era a primeira vez da Bibi em Londres e soubemos usar bem nossas economias para conhecer ao máximo a cidade comendo bem e barato, dentro do possível.

Desta vez, comemos muita nos local markets em que você encontra refeições por valores de 3 à 10 libras. Comprar frutas em feiras livres para ter de lanchinho também é sempre uma boa pedida, saudável e barato.
 — Eu ouvi open bar de blueberry por 1£?!

Cozinhamos também e compramos alguns insumos para fazer café da manhã, já que ficamos na casa da mãe de uma amiga minha por alguns dias e depois no Cauchsurfing da Judith em Greenwish, e ela foi super fofinha com a gente. Deixamos o link para quem possa se interessar, sobretudo, para quem está disposto a receber também, já que ela também adora viajar e estava com planos para vir para o Brasil!

Cafés bonitinhos podem ser maneiros para no máximo saciar a abstinência de cafeína e um bolinho, se não gastamos muito…! Encontrar amigos queridos que estão morando na cidade e nos deram dicas de onde comer também foi uma mão na roda.

 — Onde comemos em Londres

Comida de rua que recomendamos: não poderia faltar indian food!

—  Sonargaon Restarant, comida indiana-paquistanesa por 3£, em Whitechapel. Uma das refeições mais baratas e deliciosas que fizemos nesta estada em Londres! Na verdade, nos foi apresentada pelo Combo, nosso anfitrião na pedalada do AiBnB Experiences que fizemos. Comemos antes de seguir por mais alguns kms de pedal pela cidade, atrás de Banksys e muita arte de rua! O Sonargaon tem um restaurante e, do lado de fora, uma barraquinha para comidas rápidas e baratas (onde nós comemos). Com certeza os pratos do restaurante também são uma delícia.

Não faltam restaurantes indianos em Londres. Uma curiosidade é que o Tikka Massala é até considerado prato nacional!

Mercados para conhecer

 — Old Spitalfields Market @oldspitalfieldsmarket. Bem central, é também um mercado de antiguidades, com muitas opções de comida. Ficamos tentadas nos buns, mas nossa escolha foi a @merkamo.ethiopian. Não nos arrependemos!

Portobello Road Market a feira de antiguidades de Nothing Hill, que acontece em sua rua principal, todos os domingos. As barracas de comida ficam no final: escolhemos o @spinachandagushi e descobrimos que a comida de Gana tem muita similitude com o sabor brasileiro! As refeições custam em torno de 5-6£.

 — Box Park @boxpark. Não é exatamente um mercado, mas um parque de containers, com muitos quiosques, em Shoreditch. Nos pareceu um local que a galera jovem faz happy hour, após o expediente. Optamos pelas guiozas do @rainbofood por 6£, mas não faltam opções de comida e bebidas.

Camdem Market. Mercadinho de bugingas de Camdem Town, que funciona todos os dias. Não faltam alternativas e barraquinhas de comida, das mais diversas. O mesmo formato rola também no Borough Market.

Para um jantar quentinho ou para viajar para o outro lado do mundo

 — The Real Greek @therealgreekuk. Comida grega, com muitas opções vegetarianas. Esta é uma rede, que existe em muitos países da Europa. Escolhemos vários pratinhos delícia, no menu de jantar. Comemos bastante, num ambiente aconchegante por 12,95£.

On The Bab @onthebab. Koreano, pratos de 10-12£, também em Shoreditch. O ambiente é bem hypado, mas parece que as opções vegetarianas não eram o forte da casa.

Pho Restaurant @phorestaurant. Acho que a melhor refeição que fizemos em Londres. Amamos este vietnamita com opções infinitas de Pho, o prato nacional do Vietnã! A conta deu 10£ por pessoa, mas valeu muito à pena.

Pizzas e massas, sim, por favor

Franco Manca @francomancapizza. Pizza napolitana por preço justo, em torno de 5£. O cardápio, apesar de enxuto, têm opções veganas e vinho orgânico!

Princi @princi. Italiano que nos foi muito recomendado, mas acabamos que não tivemos tempo para provar.

Bebidas quentes para acalentar

Grind @grind. Fazer um pit stop ao longo do dia para tomar uma bebida quente é quase necessário em Londres. Esta é uma rede em tons rosa hype e ótimos cafés, com várias unidades na cidade.

Dark Sugars @darksugars. Apenas o melhor chocolate quente da vida! Além de trufas e outras guloseimas de cacau que se o bolso permitisse levava tudo.

Look Mum No Hands @1ookmumnohands. Além do ótimo nome, este é um café bicicleteiro! Não precisamos falar que nos sentimos bem a la vonté. Cafeinados deliciosos e doces para escantar do outono frio do lado de fora.

Fish and chips e laricas

— Nossa escolha foi o Pops @popsfishnchips, com várias lojas pela cidade, que variam um pouquinho, tanto em opções quanto em preços, mas mantém o mesmo padrão, gostoso, gorduroso e farto. Fica a dica que comprar para take away costuma sempre ter um descontinho! Um box de peixe e fritas sai por 11£. Não foi nossa refeição mais barata, mas não podia passar batido.

The Diner @thedineruk. Restaurante tipo americano, de hambúrguer por 6-8£. A surpresa boa, foi ter, além do menu padrão, um cardápio todo vegano!

Cerveja e Pubs

Praticamente todas as esquinas da Inglaterra têm um pub. Acaba sendo mais uma questão de você escolher o seu quando sentir o chamado!

The Horniman at Hays. Pub ao estilo old school. Tem um famoso fish and chips que cai bem com aquele pint temperatura ambiente.

Old Blue Last Beer Pub. Fomos com uma amiga neste pub em Shoreditch que pareceu ter um clima bem happy hour. Pint por 6£ e música ao vivo.

Pub do Hotel Culpeper, em East End. Infelizmente não conhecemos, mas queria ter ido porque tem um horta orgânica em seu charmoso rooftop.

China Town

Toda metrópole que se preze tem uma China Town pra chamar de sua. A de Londres fica no bairro do Soho. Aqui encontramos uma enormidade de opções asiáticas baratas, mas é bom sempre dar uma googlada para não cair numa “pega-turista” que pode não ser muito boa. Ver se de fato têm orientais comendo pode ser uma boa observação.

Mãos na roda que podem facilitar na hora do desespero

Em quase todos os bairros encontramos opções para refeições rápidas como:

Pret A Manger @pret. Rede britânica que existe em toda Europa, oferecendo sanduíches, cookies, croissants, saladas e sucos orgânicos. Cada guloseima custa de 2-5£. O lado ruim é que acabamos escolhendo sempre mais de uma, o que não sai tão barato.

Wasabi @wasabi. Fast food para quem gosta de comida japonesa. Bandejas de pequenos combinados à partir de 5£ e opções de comidas quentes no balcão. Neste caso o take away também tem descontinho!

Leon. Comidas corridas mediterrâneas com pegada mais saudável. Sanduíches por 3-4£ e saladas por 6£.

Para mim o grande porém destas opções rápidas é que, apesar de terem uma pegada de comida saudável, vêm em muita embalagem plástica.

Deixar um comentário

EnglishFrenchPortugueseSpanish