Home #Empodere Índia Empodere: Sheroes Hangout, um restaurante feito por mulheres sobreviventes de ataque de ácido, na Índia

Empodere: Sheroes Hangout, um restaurante feito por mulheres sobreviventes de ataque de ácido, na Índia

por Gabriela Mendes
sheroes-hangout-agra

Agra foi uma cidade que nos gerou muita expectativa em nosso roteiro de dois meses pela Índia. Além de realizar o sonho de conhecer o Taj Mahal, também visitamos um projeto de empoderamento feminino muito especial, o café e restaurante Sheroes Hangout. Ele é formado somente por mulheres sobreviventes de ataques de ácido, uma iniciativa da fundação Chaanv e da campanha “Stop Acid Attacks”

Todos os anos, mais de 300 mulheres sofrem ataque de ácido na Índia. Um número que, na realidade, é muito maior do que o registrado, já que muitas são silenciadas, seja pelo medo de denunciar, ou por morrerem após o ato, configurando o feminicídio. Cerca de 60% dos ataques não são denunciados, sendo que 80% das vítimas são mulheres entre 10 e 30 anos.

Porém, o ataque não é feito para matar, o ácido é jogado no rosto para desfigurar, mutilar e cegar, uma crueldade sem tamanho que é motivada por vingança, seja dos familiares, do marido, de um pretendente rejeitado ou por alguma disputa comunitária. Desfigurar, é uma forma violenta de exercer poder e uma tentativa de retirar a identidade das sobreviventes

A maioria das mulheres que sofre esse tipo de ataque vive abaixo da linha de pobreza e, sem suporte, acaba não conseguindo se reinserir na sociedade, seja pelo trauma psicológico ou pela vergonha do rosto desfigurado. Muitas delas, inclusive, se deparando com a situação na qual se encontram, acabam cometendo suicídio. 

⭐ Nós visitamos vários projetos de empoderamento feminino na Índia, saiba mais aqui.

Onde comer em Agra e colaborar para a transformação: Shereoes Hangout

Para combater o isolamento destas mulheres e dar visibilidade para a causa, foi criado o Sheroes Hangout. Além de reinseri-las na sociedade, ele proporciona independência financeira e suporte psicológico para que elas possam mostrar seu rosto sem medo ou vergonha. 

Fomos almoçar e pedimos uma comida indiana caseira deliciosa, feita com muito carinho e atenção. Na Índia, não é comum ver mulheres trabalhando nas cozinhas; apesar delas serem cozinheiras dentro de casa, quando a gastronomia se torna um ofício, quem exerce são os homens. Além disso, muitas delas nunca sequer entraram em um restaurante. 

No Sheroes a mulherada é que bota ordem em tudo, desde a preparação, atendimento e caixa. O café foi criado em 2014, em Agra, com quatro funcionárias. Atualmente são dez na equipe e foi inaugurada uma filial em Lucknow, com mais 15. 

O valor é colaborativo, você dá o quanto quiser pelo serviço e nós demos 500 rúpias, cada. Além do café e restaurante o Sheroes recebe eventos, tem uma lojinha de artesanatos, livros e as roupas desenhadas por Rupa, uma das sobreviventes.

💡 Saiba mais sobre o Sheroes nas redes sociais
Site: sheroeshangout.com
Facebook: facebook.com/SheroesHangout
Instagram: instagram.com/sheroes_hangout

 

Almoço indiano com gosto de comida caseira, no Sheroes Hangout

Entenda a campanha Stop Acid Attacks 

Quando chegamos ao Shereos, batemos um papo com o jornalista Ashish Shukla, um dos idealizadores da campanha Stop Acid Attacks. Tudo começou em 2012, com a indignação de Ashish com o fato de que as denúncias de ataques de ácido, na Índia, não eram registradas com uma categoria separada. Por conta disso, era impossível mensurar quantas mulheres sofriam esse tipo de violência. Ele e sua equipe, começaram a fazer protestos e trazer a questão à tona, pressionando o governo, até conseguirem criar uma categoria para contabilizar as denúncias. 

O grupo também exigiu que fosse criada uma regulamentação mais rígida para dificultar o acesso ao ácido clorídrico, que antes poderia ser comprado por qualquer pessoa e, segundo ele, em qualquer esquina. Outra reivindicação era que as vítimas recebessem auxílio médico imediato após o ataque, incluindo a cirurgia plástica.

Após a conquista de direitos legais, os jornalistas pensaram em formas de reinserir as sobreviventes na sociedade já que, além de terem muita dificuldade de arranjar emprego ou desistirem ir para a escola, muitas delas nunca mais saem de casa, com vergonha do rosto desfigurado. 

Com a campanha Stop Acid Attacks, eles ficaram muito próximos às famílias das vítimas e, quando alguém sofria um novo ataque, recebiam a notícia de primeira mão. Pensando em uma ação mais imediata, em 2014 o Shereos foi criado para ser um instrumento de  reinserção no mercado de trabalho, além de ponto de refúgio destas mulheres.

Chaanv Foundation: suporte às sobreviventes

O que estrutura o Sheroes e a campanha Stop Acid Attaks é a Fundação Chaanv, que tem o objetivo de garantir suporte médico e legal, contribuindo para a reabilitação das vítimas

Dessa forma, quando uma mulher é atacada, é possível acioná-los, para se informar como proceder médico e legalmente. A Chaanv também funciona como ponto de acolhimento, com quartos e dependências para abrigar as vítimas após o ataque ou até elas conseguirem atendimento médico ou autorização para fazerem a cirurgia de face.

A fundação também dá suporte à educação delas, de seus filhos e ajudam na reinserção do mercado de trabalho, com o Sheroes e outros meios. A Chaanv é o ponto de encontro das sobreviventes, onde elas compartilham suas histórias, criam um centro de apoio e convivência, realizando várias atividades e cursos, sempre pensando na reabilitação da autoconfiança.

De acordo com Ashish, “queremos falar sobre os sonhos, sobre a vida das mulheres, porque a vida não pode parar depois do ataque de ácido”, criando o slogan “minha beleza é meu sorriso”, este nem o ácido apaga.

💡 Saiba mais sobre Chaanv Foundation nas redes sociais
Site: chhanv.org
Facebook: facebook.com/Chhanv.Org
Instagram: instagram.com/stopacidattacks

Projeto Sheroes Hangout, um café para vítimas de ataques de ácido

Mais matérias sobre nossa experiência na Índia

⭐Gira Mundo na Índia
⭐Empodere: Do aeroporto de Déli para a cidade com a Sakha Cabs
⭐ Empodere: o budismo de Sarnath e a Associação de mulheres Rajbhar, em Varanasi
⭐Como e porquê fazer um passeio de barco no Rio Ganges, em Varanasi
⭐Old Delhi de bicicleta: como foi a experiência de pedalar na capital da Índia
⭐Guia de Déli: nossas dicas sobre a capital da Índia
⭐Taj Mahal: saiba como comprar ingressos e visitar essa maravilha, em Agra

Posts relacionados

Deixar um comentário

EnglishFrenchPortugueseSpanish