Home Amazonas Explorando os sabores da Amazônia no Mercado Municipal de Manaus

Explorando os sabores da Amazônia no Mercado Municipal de Manaus

por Gabriela Mendes
Explorando os sabores da Amazônia no Mercado Municipal de Manaus

Mercados Municipais me fascinam. Eles costumam ser os melhores lugares para conhecer a gastronomia típica das cidades e sua cultura. A região Norte é conhecida por seus ingredientes exóticos e muitos saborosos como eu mostrei no Ver-o-Peso, em Belém do Pará. Quando visitei Manaus, é claro que não poderia deixar de ir ao Mercado Adolpho Lisboa, que fica no centro da capital do Amazonas.

_dsc0928

Detalhes da construção histórica do Mercado Municipal

O mercado possui duas partes: o prédio histórico e uma construção que funciona como uma feira coberta chamada pelos locais de Manaus Moderna. Vá nos dois.

Comece pelo prédio histórico, que foi construído em 1883 no Ciclo da Borracha, todo em estilo art nouveau. Depois de oito anos fechado, ele foi restaurado e inaugurado em 2013. A reforma deixou ele bem organizado, com hortifruti, peixaria, açougue e artesanato. É uma oportunidade incrível para conhecer os peixes da região, os diversos tipos de farinha e frutas que só têm no Norte.

_dsc0952

Cocar das fantasias do Boi de Parintins

Essa parte do mercado é mais frequentada por turistas. Já no Mercado Modelo, senti que é mais frequentada pelos locais, já que a maioria das mercadorias são comercializadas por lá. Isso que o torna tão interessante, pois a confusão da grande feira se mistura com as cores dos peixes, corredores estreitos cheios vendinhas e frutas típicas. Eu acho um espetáculo para conhecer bem a cultura local e tirar fotos.

_dsc1008

Vendedor de peixes no Mercado Modelo

Aproveite para comprar um açaí bem purinho, goma de tapioca das boas e farinha do Arini. Dessa vez eu provei uma farinha deliciosa com coco, recomendo. 

_dsc1002

O couro do pirarucu tem essa cor alaranjada e, por ser muito duro, é usado para fazer lixa

O mercado fica em frente ao porto, onde saem as embarcações de viagens e passeios. De lá é possível observar a Ponte Rio-Negro, também chamada de Rodovia Manuel Urbano. Bem pertinho também está o Teatro Municipal, dá pra ir andando.

Dica

Muito cuidado com seus pertences. Mercados são lugares propícios para o furto e os arredores são um pouco perigosos.

Mais fotos

Posts relacionados

3 Comentários

Presidente Figueiredo: descubra as cachoeiras da Amazônia – Gira Mundo 31/01/2017 - 10:33

[…] Explorando os sabores da Amazônia no Mercado Municipal de Manaus […]

Reply
Manaus: dicas para aproveitar o Tour pelo Rio Negro sem cair em furada – Gira Mundo 14/02/2017 - 21:20

[…] manhã (8, 9hrs) no Terminal Hidroviário do Amazonas, uma região histórica da cidade onde fica o Mercado Municipal. Não deixe de observar o quadro com o nível que a água chega na época de cheia a cada ano, é […]

Reply
Guia de Manaus: passeios e informações para visitar a capital do Amazonas – Gira Mundo 13/03/2017 - 19:25

[…] gastronomia amazônica é maravilhosa e muito diferente de tudo que você já provou! O Mercado Municipal é bom para conhecer todos os ingredientes e temperos. Para provar de tudo um pouco, a dica é o […]

Reply

Deixar um comentário

pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR