Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia

Todo mês de novembro, na décima segunda lua cheia do ano segundo o calendário thai, acontece o Yi Peng, o famoso festival das lanternas da Tailândia, que normalmente coincide com o Loy Krathong, o festival das luzes. Os festivais são uma forma de homenagear Buda, trazendo boas energias e concretização de desejos.

São acendidas lanternas e ofertados krathongs, receptáculos que contém oferendas, flores, incensos e velas, lançados no rio. Apesar de ser comemorado em quase todo país, o principal local dos festejos é Chiang Mai, onde acontece uma grande programação em toda a cidade.

20
Os krathongs sendo vendidos na rua

Como já planejava a viagem para o Sudeste Asiático para esta época, fiz questão de coincidir as datas para estar por lá durante o festival. A expectativa era altíssima.

Com o período de luto pelo falecimento do rei Bhumibol Adulyadej e consequente alteração da programação do festival de 2016, encontrei uma dificuldade muito grande para achar informações na internet… Cada lugar dizia uma coisa sobre o evento.

Como foi

Apesar de ter sido um evento lindíssimo, no geral, lá vai a dura realidade: sabe aquelas fotos maravilhosas que vemos na internet? São de uma cerimônia fechada que rola na Universidade Mae Jo que fica a 40 minutos da cidade, cujos os ingressos são caríssimos (em torno de 200 dólares) e limitados.

Analisando toda a situação, pensamos o seguinte: pagaríamos uma nota para algo que parecia ser artificial, afinal de contas só teriam turistas, sem falar que aquelas fotos maravilhosas acontecem durante os 5 segundos em que as lanternas ficam na altura perfeita.

Chiang Mai, Thailand. 24th November 2012. Khom Loy Lanterns at the Yee Peng Sansai Floating Lantern Ceremony, part of the Loy Kratong celebrations in homage to Lord Buddha at Maejo, Chiang Mai, Thailand
Fotos da Nat Geo em Mae Jo

Posteriormente, descobrimos que é possível ir até a Universidade Mae Jo e observar de longe as pessoas que compraram ingressos lançando suas lanternas, sem pagar nada,  o que deve ser bem bonito. Mas como não tínhamos essa informação, optamos por permanecer na cidade, onde a população comemoraria o Loy Krathong e as pessoas lançariam seus balões na ponte Saphan Nawarat, na altura do Night Market, onde passamos a primeira noite do festival até que o tumulto nos obrigou a voltar pra casa mais cedo.

23.jpg

É bom saber que as lanternas podem ser adquiridas no dia, por preços acessíveis. Nos contaram também que todo ano o governo tenta proibir ou controlar a soltura, sem muito sucesso, pois os balões provocam incêndios e queimadas. O que eu vi foi que apenas os turistas lançam as lanternas. O festival principal, dos tailandeses, é mesmo o Loy Krathong.

Mas, atrás de algo mais verdadeiro, optamos por ir  no segundo dia do festival até o Wat Phan Tao, onde acontecia uma cerimônia lindíssima, com poucas pessoas e ótima energia. Turistas e fotógrafos do mundo todo contemplavam os monges meditando, acendendo suas lanternas e velas.

Esse evento do Wat Phan Tao, fez valer estar em Chiang Mai para o festival, pois se fosse pela experiência do primeiro dia teria sido bem aquém de qualquer expectativa.

img_5364
Monges budistas em cerimônia no Wat Phan Tao

Vale a pena ir no festival das lanternas?

É inegável que na hora que as lanternas sobem é uma coisa linda! O céu fica cheio de pontinhos iluminados, emocionante. O clima na cidade também fica super alto astral. Mas, posso dizer que a expectativa superou a realidade. Bem verdade, que o ano de 2016 foi atípico, por conta do festival ter caído no período de luto, como mencionei.

Minha dica, é ir na universidade Mae Jo no primeiro dia – podendo observar as lanternas sem pagar – ficando no Wat Phan Tao no segundo dia.

Mas em resumo, acho que vale a pena ir no festival se você já vai pra Tailândia nesta época, até mesmo porque Chiang Mai é encantadora, um dos locais, se não o local, que mais gostei no país, valendo inclusive estender a visita para outra vila próxima com um clima bem hippie, Pai.

Contudo, não diria para ter o festival de lanternas como pressuposto para sua viagem, pois você pode se decepcionar por ter idealizado uma fotografia.

Mais da aventura asiática

Veja todas as dicas sobre Chiang Mai aqui: Chiang Mai, a cidade dos templos ao norte da Tailândia que vai te conquistar

Este post faz parte de uma série da aventura asiática, meu mochilão de 4 meses pelo Sudeste Asiático, passando por 8 países! Confira outros artigos sobre a Tailândia e muitos outros lugares da região aqui. Toda semana tem post novo, então se gostou segue a gente por outros giros! 🙂

Quer ver mais fotos dessa viagem? Confira a #aventuraasiática e o Instagram @bloggiramundo.

 

17 comentários Adicione o seu

  1. ANA RITA BORELLA disse:

    Gostei muito de suas considerações e dicas.
    Quero ir ao festival de lanternas em 2017 mas não consigo saber em data acontecerá.
    Vc saberia me dizer ?
    Aguardo anciosa sua resposta pois tenho milhas a vencer no final de dezembro agora.
    Obrigada.
    Saúde !

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ursulla Lodi disse:

      Oi Ana Rita! A data oficial só é divulgada alguns meses antes. Mas é sempre na 11a lua cheia do ano, na lua cheia de novembro. Então se programe para estar em Chiang Mai nessa época se você quer estar no festival. Se quer ir na universidade fique atenta e compre o ticket com antecedência! Bom giro!

      Curtir

      1. ana rita borella disse:

        Obrigada pela rapidez na resposta.
        Estando lá, onde consigo os ingressos para o evento dentro da universidade e de fora dela ?
        Posso comprar pela Internet ? Vc sabe o site ?
        Agradeço mais uma vez

        Curtir

    2. Ursulla Lodi disse:

      Conforme coloquei no post os ingressos são bem caros e podem ser comprados na internet, basta pesquisar “Lantern Festival Mae Jo University” que você vai achar vários sites vendendo, mas se quiser ir não deixe pra comprar em cima da hora, pois eles esgotam! Uma boa opção é descobrir o dia do evento e ir lá de tuktuk apenas ver os balões, o que deve ser lindo! O Wat Phan Tao tem uma cerimônia maravilhosa também. Qualquer coisa pode perguntar. Curte nossa página no face que em breve colocaremos vários posts da Tailândia e do Sudeste Asiático! Bom giro!

      Curtir

  2. ana rita borella disse:

    12ª ou 11ª lua cheia do ano ?
    No post está 12ª e vc me respondeu 11ª.
    Gratíssima pela atenção!!!!!!!!

    Curtir

    1. Ursulla Lodi disse:

      Isso 12a lua cheia, perdão, mas contando no calendário cai em novembro normalmente! Esse ano foi no dia 14/11/16.

      Curtir

  3. Gabriel disse:

    Olá, gostaria de saber a questão de preços, passagens aereas e hospedagem pra duas pessoas! Parabens, fotos lindas !!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ursulla Lodi disse:

      Oi, Gabriel! Para chegar em Chiang Mai é possivel ir de avião ou trem noturno partindo de Bangkok. Normalmente os voos mais baratos são da AirAsia, mas sempre vale apenas conferir no SkyScanner. As acomodações variam muito de preço dependendo do tipo de viagem que você procura hostel, guest house, hotel. O hostel que eu fiquei que coloquei o link no post era uma faixa de 40 reais por dia. Quanto a passagem pra Tailandia, se é isso que você se refere está varia muito de preço, mas tem rolado muitas promoções. Espero ter ajudado! Nós fazemos roteiros personalizados caso você precise de uma assistência maior para montar o seu planejamento, mas nos não compramos passagens ou fazemos reservas. Basta o reencher o formulário no campo “roteiros personalizados” do blog que nos mandamos um orçamento de acordo com o que você tá buscando! Bom giro!

      Curtir

      1. Gabriel disse:

        Show de bola, então o gasto maior seria com as passagens aéreas e os ingressos pra ver os baloes ? Quanto a estadia em hostel, guest house, hotel etc não ligo, o importante e ver o evento. Pessoalmente deve sr coisa de outro mundo não é ?! E pode deixar que se necessário irei preencher o formulário. Muito obrigado pela atenção !

        Curtir

  4. Manu disse:

    Oi, tudo bem? Bacana o post! Estou me programando para ir pra Chiang Mai esse ano para o festival. Como é difícil encontrar informações 😦
    O evento no Wat Phan Tao é gratuito, correto? Foi muito disputado para entrar? Eles tem algum site ou lugar que eu possa me informar melhor?
    Em quais lugares vc pesquisou na internet infos sobre o festival? Aceito sugestões de sites em inglês também… obrigada! 😀

    Curtir

    1. Ursulla Lodi disse:

      Olá, Manuela! De fato é bem difícil achar informações… por isso fiz questão de fazer um post bem realista. A cerimonia do Wat Phan Tao é gratuita e bem tranquila de entrar, fica cheio, mas super ok. Em todo caso, recomendo chegar cedo! A programação dos eventos só é divulgada mais pra perto, mas em todo caso tente pesquisar com o filtro “Lantern Festival Chiang Mai 2017 programmation” ou algo assim. A minha recomendação é o guia da Lonely Planet, para Tailândia e Sudeste Asiático em geral (versão compacto). 🙂

      Curtir

  5. Flavia disse:

    Olá, adorei as dicas, estamos em Chiang Mai agora, e amanhã começa o festival, gostaria de saber se no Wat Phan Tao podemos tb ascender lanternas? Ou só os monges? Gostaríamos de fazer isso, mas ainda não obtivemos essa informação, não qeremos pagar toda essa grana na universidade :/

    Muito obrigada, Flavia
    🙏🏼

    Curtir

    1. Ursulla Lodi disse:

      Oi! Não, lá dentro não rola acender lanternas… Mas você pode entrar e sair de lá…! Vai lá antes e depois pode ver a queima da rua, onde é possível acender. Mas eu iria na Universidade para observar gratuitamente, só combina com um tuktuk ida e volta.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s