Home Cariri Rostos do Cariri

Rostos do Cariri

por Ursulla Lodi
Rostos do Cariri

Atraídas pela cultura popular e pelos costumes do Sertão, fizemos o roteiro da Agência de Turismo Comunitário, associada a Fundação Casa Grande. Com a visão de levar o mundo ao Sertão,  a principal atração eram os mestres da região, cultura viva em forma de gente! Quem escreve a história desse lugar são estes rostos.

1

De Nova Olinda (CE) para o mundo, Seu Espedito Seleiro, em seu ateliê. Conta a lenda que a família do Seu Espedito que fazia os trajes e sapatos quadrados de Lampião. Hoje o artesão é famoso e xodô de várias marcas cariocas.

4

Dona Bastinha, esposa de seu Zé Arthur em sua propriedade modelo de agro floresta em Nova Olinda, CE. Senhora simples, mora com o esposo e com 3 papagaios.

IMG_2420

Mestre Antônio Luiz do Reisado de Caretas e sua esposa Rosa, em sua casa em Potengi, CE.

3

Seu Zé Arthur, esposo de Dona Bastinha, em seu sítio modelo de agrofloresta e implementação do cultivo na região sem o uso de agrotóxicos. Nova Olinda, CE.

12

Seu Antônio Luiz, em sua casa em Potengi, CE. Mestre do Reisado de Caretas, patrimônio vivo do estado do Ceará.

10

Seu Françuli, mestre que tem seu próprio museu de aviões de brinquedo em Potengi, CE. Ele, que tinha o sonho de voar desde menino, virou inventor do Sertão, consertando de tudo um pouco e fazendo aviões. “Eu me acho uma criança, mas rapaz to com 74 anos e sou criança!”.

14

Dona Raimunda, agricultora aposentada, em sua casa no meio da Chapada do Araripe, em Santana do Cariri, CE. A família ainda é conhecida pela produção artesanal de óleo de babaçu.

13

Seu Chico Paes, 91 anos, um dos últimos tocadores de sanfona pé de bode dando um show particular em sua casa para nós <3. Assaré, CE.

15

Dona Geni, no engenho de rapadura da família Sampaio, em Barbalha, CE. Mais doce do que rapadura só essa senhora, que nos encheu de sacolas açucaradas para levar pra casa!

Quer saber mais de como foi essa experiência? Veja a matéria completa no link.

Posts relacionados

1 Comentário

Cariri: um mergulho cultural no Sertão – Gira Mundo 29/08/2016 - 23:16

[…] Veja mais fotos no post Rostos do Cariri. […]

Reply

Deixar um comentário

EnglishFrenchPortugueseSpanish