Saiba dicas de como trabalhar e viajar pelo mundo

A vontade de sair pelo mundo de quem é apaixonado por viajar não passa nunca. Se eu pudesse, ia pra algum canto toda hora, mas o dinheiro sempre aperta. A boa notícia é que existem maneiras bem econômicas de viajar e trabalhar em troca de hospedagem, cortando os custos pela metade. Dessa forma é possível conhecer lugares incríveis com bem menos dinheiro e ficar em alguns albergues bem legais, em uma casa de família conhecendo a cultura local ou trabalhando em uma fazenda rural.

Quem está dizendo que não tem dinheiro para colocar o próximo roteiro em prática não tem mais desculpas depois desse post e ainda mais depois que ler também o que eu fiz sobre 22 dicas para viajar barato na Europa. Pegue aquela dinheirinho guardado na poupança e aproveite o início do ano pra botar o pé na estrada!

Trabalhar em Hostel

Uma das melhores formas de viajar e garantir um cantinho para dormir é trabalhando em hostels. Atualmente diversos deles aceitam viajantes que querem fazer colaborações temporárias em troca de hospedagem. A maioria deles oferece a carga horário de 4 a 6 horas, mas é importante verificar antes de fechar qualquer acordo. Conheça algumas formas de conseguir esse tipo de trabalho:

Fazer trabalho voluntário

Muitas organizações de trabalho voluntário oferecem hospedagem. É uma forma linda de ajudar os outros, conhecer o mundo e ainda descobrir novas culturas da forma mais intensa. Alguns cobram alguma taxa de ajuda bem baixa, outros são totalmente gratuitos.

  • Grassroots Volunteering: a organização possui oportunidades de trabalho voluntário por todo o mundo e em diversas áreas, desde cuidar de elefantes, até dar aula de inglês para crianças. Na maioria dos trabalhos não é preciso contribuir com nada, alguns são menos de 200 dólares.
  • Aiesec: a ONG só aceita estudantes universitários e possui destinos em todos os cantos do mundo. Os trabalhos voluntários são de todos os tipos, mas é preciso pagar uma taxa mais todos os seus custos. A boa notícia é que a maioria dos lugares oferecem acomodação e comida. Eles também possuem um programa de estágio no exterior e dão uma ajuda de custo.
  • Go Abroad: no mesmo esquema dos outros sites acima, com diversas opções de viagens com trabalho voluntário.

Trabalhar na casa de uma família ou em uma fazenda

Muitas pessoas abrem suas casas para viajantes que buscam hospedagem. Algumas querem que cuidem de seus filhos, limpem a casa, cuidem do jardim. Há outros sites só em trabalho dentro de fazendas. Como é preciso fazer um cadastro para participar (alguns com uma taxa de inscrição) a dica é preencher seu perfil com o máximo de informações, para que pareça o mais confiável possível e examinar bem o perfil da pessoa que você vai se hospedar para não dar dor de cabeça depois. Procure alguém que tenha avaliações positivas de outros viajantes.

  • Helpx: nesse site é possível encontrar diferentes trabalhos por todo o mundo, desde casas de família até hospedagens rurais. A carga horária normalmente é de quatro horas por dia com direito a acomodação e comida.
  • Workaway: mais ou menos com a mesma ideia do Helpx, o site junta pessoas, organizações ou famílias que procuram viajantes em troca de trabalho.
  • WWOOF: um dos programas mais originais que tem atualmente. Os voluntários trabalham em uma fazenda orgânica em diversas áreas em troca de hospedagem e comida. Por mais que os lugares sejam um pouco afastados das atrações turísticas das cidades, deve ser uma experiência bem diferente.
Creative Commons/Cristian Bortes/Flickr
Creative Commons/Cristian Bortes/Flickr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s