Home Américas De Cusco para Puno: como é viajar no trem Andean Explorer

De Cusco para Puno: como é viajar no trem Andean Explorer

por Gabriela Mendes
De Cusco para Puno: como é viajar no trem Andean Explorer

Viajar de trem é sempre uma experiência gostosa. Quando estava planejando o roteiro não pensei duas vezes quando eu vi que poderia fazer o trajeto Cusco>Puno, que dura dez horas, de trem.

A viagem em si já é um passeio, pois o Peru Rail Andean Explorer passa por paisagens maravilhosas. Sem dúvida é uma boa opção para quem quer conforto, porém, um ponto negativo é que é muito caro. Tinha lido opiniões muito contraditórias e, depois da viagem, tirei minhas próprias conclusões. Olha só!

DSC_0038

Uma das paisagens do caminho <3

Saímos de Cusco às 8 da manhã. Chegamos na estação de trem e reparamos que nós éramos os únicos mochileiros. Foi até engraçado ver nossas mochilas lotadas ao lado de malas elegantes.

O trem é lindo, super luxuoso. As cadeiras são perfeitas para as dez horas de viagem, que passam voando. Sem dúvidas é uma experiência especial e foi bom para descansar.

DSC_0028

A parte mais alta do trajeto de trem: 2630 metros acima do nível do mar

A paisagem é de tirar o fôlego. O bom é ficar do lado esquerdo e observar o picos nevados. Quando chegamos aos 4.630 metros acima do nível do mar, o trem faz uma parada onde tem uma pequena igreja e uma feirinha. É claro que é tudo bem caro, voltado para os turistas, mas é um lugar lindo para tirar fotos.

DSC_0032

A capela fofa do vilarejo onde o trem faz uma parada

Seguindo viagem é servido o almoço. Os pratos são bem montados e são acompanhados de vinho branco ou tinto.

IMG_2263

Truta salmonado com suflê de legumes

Ao longo do dia tem um show de dança típica e um desfile de roupas peruanas. Confesso que nesta parte achei tudo bem forçado, bem pra turista ver mesmo.

Valeu a pena?

Sim, não posso dizer que o trem é menos do que esperávamos. Apesar das atrações mega turística e de não ter combinado com o tipo de viagem que eu fiz (mochilão), as paisagens são maravilhosas, o serviço é de excelente qualidade e é uma boa oportunidade pra descansar. Além disso, a parte aberta permite que você tire fotos lindas.

Eu indico dependendo do tipo de viagem que cada um faz.. Como nós estávamos fazendo um mochilão, eu teria substituído a viagem de trem por ônibus e economizado uma noite de hotel. Mas, se você quer conforto e luxo, é a melhor escolha.

IMG_2222

Uma das paisagens da viagem

Quanto Custa

Nós pagamos, cada um, 250 dólares. Há pouco tempo a empresa aboliu a classe mochileira e só deixou a de luxo. Um absurdo, pois esse é o único trem para turistas que faz esse trajeto.

Como comprar

Nós compramos no site da Peru Rail, mas também da pra comprar na própria estação de trem ou no escritório da empresa que fica na Plaza de Armas, em Cusco.

Da onde sai

O trem sai tanto de Cusco quanto de Puno às 8h e chega às 18h.
Fique atento pois não tem saída todos os dias:
De abril a outubro: segunda, quarta, sexta e sábado.
De novembro a março: segunda, quarta e sábado
IMG_2258

Belmond Andean Explorer x Peru Rail Titicaca Trains

Recentemente, foi lançado um trem ainda mais luxuoso, o Belmond Andean Explorer que, além de levar até Puno, também vai a Arequipa. Neste as viagens são mais longas, duram de uma a duas noites nos trajetos Cusco-Puno e Cusco-Puno-Arequipa, respectivamente. Esses trens custam a partir de US$990. Veja mais informações no site.

O trem que eu fiz, o Peru Rail Andean Explorer continua existindo e fazendo o trajeto Puno-Cusco em 10 horas. Agora, ele mudou de nome para Peru Rail Titicaca Trains.

Quer saber mais sobre minha viagem para o Peru e Bolívia? 

Veja aqui meu roteiro de 24 dias
Todos os posts sobre o Peru
Todos os posts sobre a Bolívia

ROTEIRO PERSONALIZADO – nós planejamos toda sua viagem e entregamos um roteiro detalhado com sugestão de passeios dia a dia, dicas de restaurantes, locomoção e melhores atrações. Também fazemos assessoria de passagens aéreas, hotéis e tudo que você precisar. Perfeito pra quem ama viajar, mas não gosta ou não tem tempo de se programar.
HOSPEDAGEM – reserve seu hotel com o nosso link do Booking e ajude a manter o blog no ar! Não tem nenhuma alteração de preço pra você, mas nós ganhamos uma pequena comissão.
ALUGUEL DE CARRO – nosso parceiro de reservas é o RentCars, que faz busca das melhores tarifas com as principais locadoras.
INGRESSOS E TOURS – melhores preços no Get Your Guide e Tiqets.
INTERNET 4G ILIMITADA – com nosso código da Easy Sim 4 You.

Posts relacionados

5 Comentários

Gastos totais da viagem Peru + Bolívia | Ecdemomania 28/07/2014 - 16:11

[…] Esse tipo de mochilão costuma ser bem barato e no meio da viagem percebemos que poderíamos ter economizado ainda mais, principalmente se a gente não tivesse ido para Puno de trem. […]

Reply
O melhor de Cusco: roteiro de passeios, restaurantes e hotéis | Ecdemomania 16/08/2014 - 17:50

[…] e chegamos só para dormir. Depois de uma boa noite de sono e um dia tranquilo em Cusco, pegamos o trem direto para Puno no dia […]

Reply
O melhor de Cusco: roteiro de passeios, restaurantes e hotéis – Gira Mundo 31/03/2017 - 11:29

[…] ficar mais duas noites. Depois de uma boa noite de sono e um dia tranquilo em Cusco, pegamos o trem direto para Puno no dia […]

Reply
Gastos totais da viagem Peru + Bolívia – Gira Mundo 05/04/2017 - 17:27

[…] Esse tipo de mochilão costuma ser bem barato e no meio da viagem percebemos que poderíamos ter economizado ainda mais, principalmente se a gente não tivesse ido para Puno de trem. […]

Reply
Puno, a cidade que guarda o Lago Titicaca – Gira Mundo 09/04/2017 - 23:23

[…] Explorer vai de Cusco para Puno e garante paisagens maravilhosas! Foi a forma que nós escolhemos, saiba mais aqui. Demora cerca de 12 horas de Cusco para Puno e vale cada […]

Reply

Deixar um comentário

pt_BRPT_BR
en_USEN pt_BRPT_BR