Dois dias em Lima: passeios, restaurantes e hospedagem

Lima serve de ponte para quem vai para Cusco e Machu Picchu, mas, se você está viajando com mais tempo, vale a pena ficar uns dias na capital do Peru.

O clima é de cidade grande, mas também de um lugar que tem muita história pra contar. Os prédios construídos pelos colonizadores espanhóis se misturam com as ruínas dos povos antigos.

Além de toda cultura, Lima é famosa por sua gastronomia, com alguns dos melhores restaurantes da América Latina e pratos que misturam ingredientes tradicionais com criações contemporâneas.

Dois dias são suficientes para conhecer as principais atrações da cidade. Dá uma olhada na nossa sugestão de roteiro!

Informações úteis

Como fui

Para chegar a Lima, saímos do Rio de Janeiro pelo voo direto Rio-Lima, pela TACA.

Hospedagem

Nos hospedamos no Flying Dog Backpackers. Tem uma localização ótima, mas o hostel estava caindo aos pedaço. Mal tinha água no chuveiro… muito menos aquecida. Não recomendo pra ninguém!

Opções boas de hospedagem: 511 Lima Hostel (mochileiros),  Tierra Viva Miraflores Larco (conforto) e Belmond Miraflores Park (luxo).

DIA 1

Shopping Larcomar

Vale a pena visitar o Larcomar mesmo para quem não liga para shopping (que é o meu caso), porque o local é todo aberto e tem uma vista panorâmica da praia de Oceânico Pacífico. A água gelada e o ventinho de Lima não dão vontade de entrar no mar, mas o visual é bem bonito.

Parque del Amor

Caminhando pela orla do shopping, você chega no Parque Del Amor. É bem bonitinho e tem vários mosaicos nos bancos com poesias, além de uma escultura enorme de um casal se beijando (que eu achei meio bizarra, confesso). O jardim é bem floridinho e bem cuidado.

Ruínas de Huaca Pucllana

As ruínas que ficam no meio da cidade fazem parte de um dos passeios mais interessantes de Lima. É uma boa introdução da história do país para quem está chegando. O tour guiado é obrigatório e dura 45 minutos. Uma dica é que no local fica um dos melhores restaurantes da cidade, o Restaurant Huaca Pucllana.

Preço: S/12,00 (com o guia incluído).

Sitehttp://huacapucllanamiraflores.pe/

DIA 2

Centro Histórico

Reserve uma tarde inteira para visitar as atrações do Centro Histórico: Plaza de Armas, Iglesia de San Francisco (as catacumbas são imperdíveis), Catedral, Plaza San Martin.

Dá para chegar no local de táxi, que é muito barato, mas eu resolvi me aventurar no transporte público para sentir um pouco do dia-a-dia dos limeños. Cada passagem custou S/1,20, cerca de um real.

Parque de La Reserva

Além do parque ter jardins bem bonitos, também conta com mais de 12 fontes bem diferentes, o que faz com que seja um dos destinos preferidos para as crianças durante o verão. O legal é ficar até o final da tarde e assistir o show de luz, água e música em uma das fontes, o Circuito Mágico das Águas. Vale a pena dar uma checada no horário dos shows antes de ir.

Preço: S/4,00.

Barranco

O local é o bairro boêmio de Lima. É bem bonitinho, mas só fomos à noite porque estávamos sem tempo para visitar durante o dia. É um bom lugar para sair e tem diversos bares animados. Para quem tem tempo, vale a pena conhecer.

Mais atrações

Um dos lugares mais incríveis de Lima é o Museu Larco, uma das jóias raras do país, com um acervo que conta mais de três mil anos de história peruana. Não perca!

O museu fica no bairro mais bonito de Lima, San Isidro. Aproveite para dar uma volta e comer em um dos seus restaurantes deliciosos.

Se você gosta de conhecer os ingredientes locais, um lugar interessante é o Mercado Municipal de Surquillo. Preste atenção na enorme variedade de grãos, quinoa e batatas.

Para conhecer mais ruínas pré-colombianas, os turistas também podem viajar por 40km do centro de lima até Pachacamac. O complexo conta com pirâmides, templos e praças.

É estranho de imaginar, mas tem um bairro chinês em Lima, o Barrio Chino. Mais estranho ainda é saber que eles tem uma gastronomia muito particular, que mistura os ingredientes típicos dos dois países. Os restaurantes que servem esses pratos, no mínimo, exóticos, se chamam chifas.

Onde comer

La Lucha Sangucheria Criolla: quando estava planejando a viagem fiquei curiosa em saber por que uma lanchonete estava entre os melhores restaurantes de Lima. Quando provei, descobri o por quê. Uma delícia! Parada obrigatória para quem está na cidade. O sanduíche mais caro é Sl./16,00 –  é bem grande!).

Restaurante Tanta: o local é a franquia mais em conta do famoso chefe Gastón Acurio. As comidas são gostosas e os sucos de frutas são maravilhosos! Uma boa opção (mas não tão barata comparada com os padrões peruanos) para quem quer comer bem.

Calle de las Pizzas: uma rua de restaurantes muito turística em Miraflores. Os preços não são baratos e a comida não é lá grandes coisas. É um dos lugares que sempre está nos guias turísticos, mas eu não recomendo.

Bar El Estadio: um bar para os apaixonados por futebol. Nas paredes, no teto e em todos os lugares que você pode imaginar têm diversos objetos como camisas de vários times, bandeiras, fotos e tudo que você pode imaginar relacionado ao esporte.

Astrid y Gastón: para provar a alta gastronomia peruana. Foi eleito o melhor restaurante da América Latina em 2013. Mistura cozinha peruana com francesa e dizem que é maravilhoso. Mas prepare seu bolso!

Pescados Capitales: um bom lugar para experimentar o verdadeiro ceviche. O menu tem muitos frutos do mar e pratos que parecem ser muito gostosos.

El Mercado: a cevicheria do famoso chef Rafael Osterling. Tem a fama de ter o melhor ceviche de Lima e mistura comida caseira com um toque contemporâneo do chef.

La 73: um ótimo restaurante no Barranco. Além dos pratos e entradas gostosas, não deixe de provar o famoso churros de sobremesa.

Clique aqui para mais informações sobre o roteiro de 24 dias no Peru e na Bolívia.

4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s