Praia do Perigoso: paz e água cristalina

Existe um paraíso que é pouco conhecido no Rio de Janeiro, inclusive para os cariocas. Chegando no final da praia de Guaratiba, já parece que você está fora da cidade. Depois de perguntar para os moradores sobre a trilha, seguimos caminho por ruelas que cruzavam as casas simples da região. Quando as árvores formam um túnel verde sobre as cabeças, o ar puro deixa o pulmão de qualquer um mais limpo. A trilha é bem fácil de percorrer. Ela leva para cinco praias: Búzios (ou Conchas), Perigoso, Funda, Meio e Inferno. Pegamos o caminho para o Perigoso e, depois de 40 minutos de caminhada leve, chegamos a essa praia que (ainda) é selvagem no Rio.

photo 2 (1)

Apesar do nome, as águas cristalinas são calmas e sem ondas. Reza a lenda que a praia foi batizada de “Perigoso” porque foi rota de fuga de presos muito perigosos que escapavam do presídio da Ilha Grande. Um ótimo lugar para se refugiar, né? 😛photo 3

Mesmo não sendo um destino popular, infelizmente esse paraíso está correndo risco de não ser mais tão deserto assim. Em feriados, grupos acampam na praia e deixam sacos e mais sacos de lixo espalhados. É uma pena que muita gente não entenda a importância dessas praias quase virgens que estão ficando difíceis de achar. É um luxo deitar na canga e só ouvir o barulho do mar, o canto dos pássaros e das folhas sendo levadas pelo vento.photo (1)

Como chegar

Mas só pra quem sabe entrar em harmonia com a natureza…

praia do perigoso

De carro

Para quem vai da Zona Sul, pegar a Avenida das Américas e seguir até o final. Pegar o túnel Vice-Presidente José Alencar e, mais a frente, fazer o retorno BARRA DE GUARATIBA. Seguir na Estrada Velha de Barra de Guaratiba até o final. Quando chegar na praia de Guaratiba, parar o carro em algum lugar e caminhar pela ladeira à direita. Não tem mistério para achar a trilha, mas é melhor perguntar para os moradores só para não perder tempo! Você sobe umas escadinhas, passando pelas casas dos locais. Lá de cima ainda da pra ter uma vista linda.

De ônibus

Para quem sai da Zona Sul demora bastante, mas se você está com disposição pegue o 2334, em direção a Campo Grande, na orla e, em seguida o 867 até Barra de Guaratiba. Chegando lá, você ainda vai ter que andar até a Praia de Guaratiba e depois fazer a trilha. Não recomendo!

De bike

A melhor forma para quem gosta de aventura!

Conhecendo o Rio de bike

Dica: levar água, lanche, frutas, canga e muito filtro solar. Lá não tem nada além da areia e do mar. Mas não se esqueça de levar seu lixo quando sair da praia!

Saiba mais: Rio de janeiro sem clichê: explorando do Pontal a Guaratiba

photo 5

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s