Home Américas Comer bem e barato em Cartagena

Comer bem e barato em Cartagena

por Gabriela Mendes

Toda vez que eu viajo uma das partes mais importantes da minha experiência é provar os sabores da gastronomia local e no meu mochilão de um mês pela Colômbia não foi diferente. Apesar de ser um país relativamente barato para viajar, é verdade que comer na Costa do Caribe vai te custar mais pesos do que em outros destinos. Principalmente em Cartagena, que é a cidade mais turística e mais cara. 

Porém, tem opções para todos os gostos, desde restaurantes refinados, até opções simples e econômicas, além de muita comida de rua, que tem sempre preço de banana. Quando enjoar da gastronomia local, há vários restaurantes de outras partes do mundo. E é claro, apesar do calor, não deixe de provar os cafés, o café colombiano não tem essa fama toda à toa e Cartagena é a maior exportadora de América Latina. 

Antes de mais nada, algumas dicas importantes:

Como é a gastronomia de Cartagena

Uma mistura de culinária indígena, caribenha e africana, que resultou em pratos deliciosos e com muitos frutos do mar. Alguns dos principais ingredientes são milho, coco, banana e abacate, além de frutas saborosas e fresquinhas. Tirando as frituras, que são bem presentes nas refeições colombianas, a comida da costa é relativamente saudável e leve.

Preços

Nos restaurantes mais turísticos os pratos custam em torno de 40 mil pesos, nos que são meio termo, cerca de 20 mil. A comida de rua não passa de 8 mil pesos (mango piche custa 2mil, empanadas, 3-4mil). Lembrando que o peso colombiano é um pouco menos valorizado que o real e mil pesos e como se fosse uns R$0,80. Portanto, se tirar os zeros, os valores ficam proporcionais.

Gorjeta

Na maioria dos lugares os 10% do serviço estão incluídos no valor total da conta.

⭐  Saiba mais:
Guia de Cartagena: nossas dicas para conhecer a cidade da Colômbia
O que fazer em Cartagena das Índias, na Colômbia

Minhas sugestões dos melhores lugares para comer bem e barato em Cartagena:

Gastronomia colombiana

Kiosko La Mulata
O simpático restaurante de Getsemani foi onde eu comi o melhor pescado com arroz de coco em Cartagena. Os pratos custam em torno de 20 mil pesos, vem com sopa e peixe de entrada e são bem servidos. Não deixe de provar a limonada de coco deliciosa por 6 mil pesos.

La Casa de Socorro
Esse é um dos restaurantes mais famosos de Getsemani para comer pescado com arroz de coco. Sinceramente, eu achei o Kiosko La Mulata mais gostoso, sem contar que é metade do preço. Os pratos individuais no La Casa de Socorro custam entre 35 a 40 mil pesos, com direito a sopa, peixe, arros de coco e salada. A limonada de coco por lá custa 12 mil pesos. É bom lembrar que o atendimento é péssimo, você tem que quase implorar pra pedir algo. Mencionei mais para dizer que, apesar de ser gostoso e um dos restaurantes mais famosos, há outras opções saborosas e econômicas.

Peixe com molho branco, arroz de coco, patacones e limonada com coco

La Cevicheria
Uma das comidas da viagem que eu não vou esquecer. É verdade que o La Cevicheria não é barato, mas vale tanto a pena que eu resolvi incluir aqui na matéria. A especialidade é o cardápio de frutos do mar e ceviches. Os pratos custam em torno de 40mil pesos e tudo é muito bem servido. Se for pra investir em algum lugar pra comer, eu recomendo! As mesas do lado de fora são uma fofura, o problema é aguentar o calor.

Colombitalia Arepas
Se você procura um podrão de arepas, seu lugar é aqui. O Colombitalia (ninguém entende esse nome, porque não tem nada italiano no cardápio) prepara arepas com vários recheios e a preço de banana. É tudo muito hecho a mano, inclusive, é usado até um secador de cabelo na chapa. Cada arepa (que é um belo de um sanduíche), custa em torno de 10mil pesos.

Restaurante Interno
Eu acabei não indo nesse lugar incrível, mas trata-se do restaurante do presídio feminino San Diego, em Cartagena, que é aberto ao público e todo comandado pelas presidiárias. Dessa forma, além delas servirem um almoço delícia com ingredientes colhidos na horta que elas mesmas cuidam, as detentas se preparam para a reinserção social. Se alguém for me conta! 🙂

Mercado Popular Bazurto
O Bazurto é um dos lugares mais tradicionais pra comer a gastronomia raiz de Cartagena. O mercado popular abastece praticamente todos os restaurantes da cidade e uma das barracas mais famosas pra comer é o Restaurante Cecília. Confesso que você tem que ser experiente em gastronomia de rua pra encarar, mas vale a experiência.

⭐  Saiba maisDespertando os sentidos no Mercado Popular Bazurto, em Cartagena

Comidas do mundo

Di Silvio Trattoria
Um italiano charmoso e bem saboroso em Getsemani. Os pratos custam cerca de 20 mil pesos e são bem servidos. Italiano sempre é uma boa ideia em viagens longas, quando você quer dar uma variada da gastronomia local, ainda mais lá, que tem um ambiente lindo, todo aberto e verde.

Crepes & Waffles
A cadeia colombiana é um restaurante de crepes e waffles de todos os sabores possíveis e imagináveis, além de outras delícias no cardápio. Tem unidades em todo o país, os preços são ótimos e os pratos bem gostosos. Eu gastei 37 mil pesos com bebida, entrada e prato principal.

Basílica Pizzaria Café
Restaurante fofíssimo em Getsemani, à luz de velas, com mesas na praça, pizzas e massas gostosas. Eu gastei 22 mil pesos com uma pizza (dividida por duas pessoas) e uma cervejinha.

Restaurante Vegetariano Girasoles
Pra quem quer uma refeição saudável, vegetariana e bem baratinha. O Girasoles fica dentro da Cidade Murada e ainda tem um mercadinho de produtos naturais. O menu de almoço com suco, entrada e prato principal custa 10 mil pesos.

Cafés

Beiyu Slow Food
Eu ia nesse lugar direto, porque o menu custava só 11mil pesos, para um café da manhã bem completinho. Eles também vendem açaí, mas confesso que não fiquei com vontade de tomar açaí viajando pela Colômbia (hihi). Eles também vendem saladas e café especial.

Café da manhã campesino: queijo, ovos mexidos e temperados, milho e suco de laranja

Café Época
Meu primeiro contato com café especial colombiano foi no Época – e que bela introdução, viu. A casa tem a sua própria produção de grãos e os baristas preparam cafés sensacionais, vale muito a pena. Tem lanchinhos e almoço também, mas acabei não provando. Não é baratinho, mas vale a pena pra quem aprecia um bom café. Cada método custa cerca de 9 mil pesos por pessoa.

Os grãos do época, delícia!

Café del Mural
Em meio às ruas estreitas de Getsemani, esse lugar é puro afeto. Uma cafeteria lindinha, com produção de grãos especiais, tudo preparado por baristas. Eu amei. Há ainda aulas de métodos, degustação e torra pra quem quer entrar nesse universo.

Stepping Stone
Queria ter ido, mas acabou que não deu tempo. É outra casa de cafés especiais em Getsemani. Eles também servem pratos e lariquinhas.

Black Cat
Outro café bom para tomar um café da manhã baratinho e completo. Não conheci, mas é bem recomendado.

Laricas, drinks e outras delícias

La Palettería
O calor intenso de Cartagena combina perfeitamente bem com picolés. Não deixe de provar os sabores deliciosos da La Palettería, que fica dentro da Cidade Murada. Não lembro exatamente o preço, mas era barato, tipo 6mil pesos.

Paletas coloridas e deliciosas

Café del Mar
O lugar mais famoso de Cartagena para ver o pôr do sol. O Café del Mar é praticamente uma atração, eu acabei indo, mas já adianto que é muito turístico e bem caro. Como meu guia do tour de bike alertou, vá só para tomar um drink, porque a comida é ainda mais cara e não é gostosa. Um mojito saiu por 27 mil pesos. No mais, o pôr do sol lá é realmente bonito, mas tem outros lugares na muralha que você pode ter o mesmo visual.

Beer & Laundry
Mochileiros sabem bem o sentimento de uma roupa limpa depois de tanto tempo de viagem. Esse lugar é uma lavanderia que tem cerveja e pizza, pra você ficar de boas enquanto lava sua roupa. Combinação perfeita, né?

Portal de los Dulces
Ali na Torre del Reloj, na parte de dentro da Ciudad Murada, fica o Portal de Los Dulces, um corredor cheio de barraquinhas de doces caribenhos. É tudo muito açucarado, mas tem uns bem gostosos, como as cocadas.

Comidas típicas: saiba o que provar na gastronomia colombiana e caribenha de Cartagena

Mango Piche: manga com sal, limão e pimenta. Na verdade esse é o tipo de petisco que você encontra em toda a Colômbia e quebra bem o galho. Eu achei bem gostosinho.

Arepas: como se fosse um sanduíche de massa e milho, você encontra no país todo também. Eu comi tanto que no final da viagem não aguentava mais, confesso.

Arroz de coco: o prato principal da costa do Caribe colombiana é arroz de coco com patacones e pescado. O arroz é como se fosse de coco queimado, meio doce.

Pescados e frutos do mar: o que tem de mais abundante em todo Caribe colombiano. Muitos frutos do mar fresquinhos e saborosos.

Patacones: é uma banana da terra grelhada ou frita, bem gostosa. 

Limonada com coco: a bebida mais gostosa da costa, bem docinha, uma delícia. Fiquei viciada.

Sancocho: como se fosse uma sopa com milho, carne ou frango.

Nossas matérias sobre a Colômbia

(em breve matérias de todos os destinos, tô fazendo aos pouquinhos)

Informações gerais
Fui Sozinha: roteiro de um mês na Colômbia
Colômbia: informações que você precisa saber antes de viajar

Bogotá
Fui Sozinha: 72 horas em Bogotá

Cartagena
Guia de Cartagena: nossas dicas para conhecer a cidade da Colômbia
Despertando os sentidos no Mercado Popular Bazurto, em Cartagena
O que fazer em Cartagena das Índias, na Colômbia
Comer bem e barato em Cartagena

Medellín
Fui Sozinha: Guatapé e Piedra del Peñol além do bate-volta de Medellín

Salento
Como é visitar as fazendas de café em Salento, na Colômbia
Fui Sozinha: guia de Salento, na Colômbia

Santa Marta (em breve)

ROTEIRO PERSONALIZADO – nós planejamos toda sua viagem e entregamos um roteiro detalhado com sugestão de passeios dia a dia, dicas de restaurantes, locomoção e melhores atrações. Também fazemos assessoria de passagens aéreas, hotéis e tudo que você precisar. Perfeito pra quem ama viajar, mas não gosta ou não tem tempo de se programar.
HOSPEDAGEM – reserve seu hotel com o nosso link do Booking e ajude a manter o blog no ar! Não tem nenhuma alteração de preço pra você, mas nós ganhamos uma pequena comissão.
ALUGUEL DE CARRO – nosso parceiro de reservas é o RentCars, que faz busca das melhores tarifas com as principais locadoras.
INGRESSOS E TOURS – melhores preços no Get Your Guide e Tiqets.
INTERNET 4G ILIMITADA – com nosso código da Easy Sim 4 You.
SEGURO VIAGEM – ganhe 5% de desconto no Seguros Promo com nosso cupom GIRAMUNDO5

Posts relacionados

Deixar um comentário

EnglishFrenchPortugueseSpanish