Home #Empodere Índia Empodere: Do aeroporto de Déli para a cidade com a Sakha Cabs

Empodere: Do aeroporto de Déli para a cidade com a Sakha Cabs

por Ursulla Lodi

Viajar pode ser uma das maiores ferramentas para entendermos paralelos com outras realidades e desigualdades. Para nós, sempre foi uma forma de interligar nossas crenças e ativismos, tentando ser agente de mudança. Chegou um ponto que simplesmente explorar sem tentar trocar com autenticidade e causar impacto local não fazia mais sentido por si só. Pensando nisso esta viagem para Índia foi também a forma que encontramos para trabalhar junto de iniciativas que visam o empoderamento feminino e a concretização do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 5 da ONU – Igualdade de Gênero, atuando como disseminadoras e documentando estas realidades. 

#empodereumamulher: Sakha Cabs

Déli é a capital da Índia e a porta de entrada para a maioria dos turistas que chega no país. Prepare-se para uma imigração que pode demorar um tempinho meditando na fila. Tenha em mãos seu passaporte, e-visa (feito previamente neste site) e papéis de imigração preenchidos com o endereço de sua hospedagem.  Depois deste tempo, sua bagagem provavelmente já vai estar esperando por você num canto. Mas tudo bem, nada que uma pergunta simpática para algum funcionário não resolva e mesmo com jetleg a gente vai se acostumando com o inglês indiano… Só não se esqueça do câmbio, lembrando que não é bom trocar uma grande quantia de dinheiro, já que a cotação de aeroporto nunca é das melhores. Done.

Agora fica a pergunta: Como chegar no centro da cidade? Já pensou em poder ir com uma motorista mulher? 

Como ir do aeroporto de Déli para o centro da cidade com uma motorista mulher

E de cara tivemos a alegria de conhecemos o nosso primeiro projeto de empoderamento feminino desta viagem que não poderia ser feita sem propósito. Numa fila de motoristas aguardando impacientes com nomes em diferentes alfabetos em plaquinhas, Moida, nossa motorista da Sakha Cabs, era a única mulher entre dezenas de homens, contrastando seu uniforme colorido e sorriso entre os tons de cinza.

No carro, a caminho da nossa acomodação do Couchsurfing, atentas à toda novidade para nossos olhos com o que acontecia do lado de fora neste novo planeta que chegamos, fomos ouvindo a história de Moida que num simpático indian english achava graça de ser entrevistada por nossas câmeras.

Claro que o trânsito na Índia pode ser insano e um ambiente extremamente hostil para mulheres, ainda mais pela profissão de motorista ser dominada pelos homens. Mas a maior dificuldade apontada por ela e por outras motoristas que entrevistamos é o processo de convencimento de seus núcleos familiares, em uma sociedade que a mulher é criada para a vida privada.

Para que o fim, conferir independência financeira feminina, seja atingido é essencial a difusão de conhecimento desde o treinamento para a função de motorista – o que engloba aulas de direção e inglês – até  estes núcleos familiares, de modo que estes entendam como positivo a liberdade destas mulheres. No nosso papo, adoramos conhecer um pouco da história da Moida,  que nos contou como foi a reação de sua própria família com sua nova profissão e de seus sonhos de conhecer o mundo, começando por Paris. Em suas palavras: I don’t wanna marry, I want to see the world!

Sobre a Sakha Cabs

A Sakha Cabs é uma empresa social que fornece soluções de transporte seguras para mulheres por mulheres em quatro cidades indianas – Déli, Jaipur, Calcutá e Indore – criando oportunidades de trabalho feminino bem remunerado para taxistas e motoristas profissionais. Trata-se de um sub-projeto da Sakha Consulting Wings em parceria da Azad Foundation, que oferece o treinamento profissional em comunidades marginalizadas, além de movimentar a sociedade civil indiana, na promoção de igualdade de gênero no país.

Todos os dias, as motoristas do projeto estão nas ruas de grandes centros urbanos indianos, cientes da importância do empoderamento feminino para suas vidas e para a vida da comunidade em que estão inseridas.

Afinal, mulheres podem fazer o que quiserem. Pode parecer algo lógico para a gente, mas ainda distante da realidade indiana e de muitas mulheres ao redor do mundo. Apesar do crescimento econômico, a Índia ocupa o 121º lugar de 131 países no ranking da OMT de participação feminina na força de trabalho. O mais preocupante é que o desenvolvimento não vem acompanhando os números de mulheres trabalhando – de já baixo 35% em 2005, o percentual agora é de apenas 26%.

Aqui e lá do outro lado do mundo, mulheres em situação de vulnerabilidade encaram uma realidade ainda mais difícil. Muitas vezes, sem instrução e recurso capital, vivem um controle minador de seus laços patriarcas, restringindo severamente suas possibilidades de emancipação, sobretudo pela dependência econômica. Em última análise, no caso da Índia, estamos falando, de uma cultura milenar e de uma sociedade onde o casamento arranjado e os dotes são a regra, dependendo da região do país, tornando essenciais iniciativas de empoderamento das indianas.

Se interessou?

💡Saiba que você pode reservar seu transfer da Sakhara Cabs pelo site ou ir direto no guichê que elas têm no Terminal 3 do aeroporto de Déli. 

Outras formas de sair do aeroporto para a cidade

Metrô

Para quem está com pouca bagagem e prefere optar pelo transporte público a melhor opção é o Airport Express – a Linha Laranja do Metro de Déli. Se você ainda não sabe Déli tem um metrô super moderno e seguro e a boa notícia é que o deslocamento vai custar cerca de 1 USD.

💡Vagões Rosa: se você é mulher saiba ainda que todos os primeiros vagões são de uso exclusivo feminino.

Uber e Ola

Outra opção é o Uber ou o aplicativo indiano, Ola, que também utilizamos algumas vezes. Mas, para tanto, lembre-se que você vai ter que ter um chip de internet móvel funcionando ou pedir a senha do wi-fi do aeroporto no balcão de informações, já que este, estranhamente, não é aberto, sendo necessário a colocação de um número de telefone indiano. Melhor ir com a Sakhara Cabs. 🙂

Para mais informações de onde se hospedar em Déli, o que fazer e nossas primeiras impressões veja este post:

⭐ Guia de Déli: nossas dicas sobre a capital da Índia

Saiba mais sobre nossa viagem pela Índia

⭐ Gira Mundo na Índia 
⭐ Como e porquê fazer um passeio de barco no Rio Ganges, em Varanasi 
⭐ Guia de Déli: nossas dicas sobre a capital da Índia
⭐ Old Delhi de bicicleta: como foi a experiência de pedalar na capital da Índia
⭐ Taj Mahal: saiba como comprar ingressos e visitar essa maravilha, em Agra
⭐ Empodere: o budismo de Sarnath e a Associação de mulheres Rajbhar, em Varanasi
⭐Empodere: Sheroes Hangout, um restaurante feito por mulheres sobreviventes de ataque de ácido, na Índia

Posts relacionados

Deixar um comentário

EnglishFrenchPortugueseSpanish