Home França Primeira vez em Paris em um roteiro de 3 dias (ou mais!)

Primeira vez em Paris em um roteiro de 3 dias (ou mais!)

por Gabriela Mendes
guia-paris-o-que-fazer-planejar-viagem

Nossa sugestão de roteiro de três dias para sua primeira viagem a Paris, com visita às principais atrações e dicas selecionadas.

Paris é o sonho de viagem de muita gente e não faltam opções de roteiros na Cidade Luz. É tudo de suspirar mesmo, desde as experiências mais clássicas como conhecer a Torre Eiffel até o charme de sentar em um café e observar o movimento da rua, descobrir praças ao virar uma esquina por engano ou aquele restaurante, que é um portinha, mas é maravilhoso e não estava no seu guia.

Desde que eu fui a Paris pela primeira vez, em 2011, e em todas as vezes que eu voltei, nunca tive uma viagem igual. Mas, sem dúvidas, o que mais me encanta na cidade é praticar, ao máximo, o verbo flâner – ou flanar em português – a arte de andar sem rumo, perambular e, assim, se admirar com as surpresas do caminho. E, é claro, não ter pressa, nunca. Em Paris, menos é mais, por isso não corra para conhecer todas as atrações, desacelere, admire, deixe se perder, é uma delícia.

Para deixar sua viagem ainda mais especial, nós preparamos este pequeno roteiro com todas as atrações essenciais para sua primeira – ou milésima – vez em Paris. Olha só!

DIA 1

Manhã: Torre Eiffel

Comece sua viagem por Paris em uma dos pontos mais clássicos: a Torre Eiffel. De preferência, pegue a linha 6 do metrô, que já oferece uma vista linda ao cartão postal e salte na estação Trocadero – onde tem um dos melhores visuais para suas fotos também. Desça pelas escadas para os Jardins do Trocadero – não deixe de ver o Carrossel retrô que fica do lado direito do jardim, quase atravessando a rua para a torre.

💡 Dica: Compre seus ingressos para a Torre Eiffel pelos nossos parceiros Get Your Guide ou Paris City Vision.

Subir na Torre Eiffel é opcional e, se essa for sua opção, é altamente recomendável que você compre o ingresso com antecedência para não ficar mofando na fila. Os 300 metros de altura da torre realmente proporcionam um visual bem bonito da cidade.

💡É uma delícia fazer um piquenique no Champs de Mars, o parque que fica em frente a torre. Dê aquela passadinha básica no mercado e compre suas guloseimas. Se estiver em Paris durante o 14 de julho, o dia da Festa da Bastilha, chegue cedo e garanta seu lugar no gramado para ver a queima de fogos na torre.

Tarde: Champs Elysées, Arco do Triunfo e Pont Alexandre III

A próxima parada é a Avenida Champs Elysées. A sugestão é sair da Torre Eiffel caminhando à beira do Rio Sena até chegar a magnífica Ponte Alexandre III, uma das mais belas, das muitas pontes de Paris. Atravesse a ponte e a poucas quadras você chega a Champs Elysées. Percorra sem pressa, a avenida tem vários restaurantes e lojas, principalmente de grife.

No final da avenida está o imponente Arco do Triunfo. Você pode só tirar algumas fotos do lado de fora ou aproveitar para entrar e ter uma vista bem bonita da cidade (ainda mais se já for a hora do pôr-do-sol). 

💡 Dica: Compre seus ingressos para o Arco do Triunfo com nosso parceiro Get Your Guide!

Noite: Marais

Pegue um metrô ou vá caminhando pela Champs Elysées (direção Louvre) até chegar a Rue de Rivoli, outra rua de comércio, só que com bem menos lojas de grife. Quando estiver na altura da Rue de Renard, entre você estará no meio do bairro mais cool de Paris, o Marais.

É lá que ficam as galerias de arte contemporâneas, restaurantes e bares hype, lojas mais moderninhas e muito agito a noite toda. Passear nas ruas é a grande atração, não deixe de ir na Rue des Rosiers e conhecer o jardim “secreto” Jardin des Rosiers. Eu recomendo muito comer o sanduíche de falafel mais famoso da cidade, o L’As du Fallafel e tomar a cerveja mais barata de Paris (3 euros) no L’Attirail Café (leve uma foto 3×4 para colar na parede).

Ruas do Marais <3
Sanduíche de falafel do L'As du Fallafel
guia-paris-planejar-viagem
Jardin des Rosiers, um cantinho escondido no meio do bairro Marais

DIA 2

Manhã: Notre Dame, Sainte-Chapelle, Place Dauphine

A primeira parada do dia começa na igreja mais importante de Paris, a Notre Dame, que fica dentro da Île de la Cité. Não se assuste com a fila para entrar, ela sempre está grande, mas anda muito rápido e, sem dúvidas, a espera vale a pena! A entrada é gratuita.

Ainda na ilha, seguindo na direção oposta da catedral, você pode visitar outra igreja que é uma verdadeira obra de arte, a Sainte-Chapelle. Ela foi construída no século XIII e sua maior beleza está nos vitrais coloridos.

Aproveite para dar uma passadinha, ainda na ilha, em uma praça muito linda chamada Place Dauphine. Ela é uma gracinha, mas poucos turistas sabem da sua existência.

Tarde: Pont Neuf, Museu do Louvre, Jardin des Tuileries

Atravesse a Pont Neuf e siga em direção ao Museu do Louvre, entrando pela praça do Palais do Louvre, onde você se vê rodeada do prédio histórico – é lindo! A entrada fica na Rue de l’Almiral de Coligny. Atravessando o Palais está a praça central do Louvre com a famosa pirâmide de vidro no centro e o Arco do Triunfo do Carrossel, também construído para comemorar as vitórias de Napoleão Bonaparte, mas bem menor do que o da Champs Elysées. Você pode aproveitar pra dar uma voltinha no Jardin des Tuileries antes ou depois da visita ao Louvre.

💡 Quando for ao Louvre, vá pelas entradas dentro do shopping subterrâneo Carrousel du Louvre (lá você pode ver a pirâmide por dentro) ou a Porte des Lyons, que tem bem menos fila.

💡 Se você tem apenas três dias e não é tão amante de arte, eu não recomendo a visita ao Louvre. Eu explico: o museu é maravilhoso, mas é enorme, lotado sempre, o que poderia ser um passeio despretensioso, pode ser um estresse. Só vá se você realmente curtir arte, se for só pra dar uma olhadinha na Mona Lisa, deixe para outra oportunidade. Uma boa substituição pode ser conhecer o Museu D’Orsay ou o Museu Orangerie.

Final da tarde/noite: Saint Germain, Quartier Latin

Depois do museu aproveite o bairro de Saint Germain, que é um dos mais charmosos de Paris. Pra chegar até lá é só passar para o outro lado do Sena. A dica é passear na Boulevard Saint Germain, que é a rua principal, e nas pequenas que cortam. A minha preferida é a Rue de Buci. O bom no bairro é caminhar sem destino certo, descobrindo ruas estreitas e admirando as elegantes galerias de arte e antiquários. Saint Germain é um charme! Você pode visitar também a igreja de Saint Germain de Prés, no Boulevard.

💡 Se ainda for cedo, não deixe de visitar os Jardins de Luxemburg. É um dos parques mais lindos de Paris. A entrada é gratuita.

Termine o dia no bairro que fica ao lado, o Quartier Latin. Ele é bem turístico, mas é interessante saber que é um dos poucos lugares de Paris que ainda mantém as ruas e prédios antigos, antes da grande reforma do urbanismo de Haussmann, no século XIV, responsável pela estética padronizada clássica da cidade, seguida até hoje. Por isso, dê uma olhada nas ruelas e becos estreitos para se sentir na Paris antiga. A rua mais estreita, que mostra como Paris era antes das reformas, é a Rue du Chat-qui-Pêche.

Na Rue Mouffetard a agitação está garantida, com muitos bares, restaurantes e gente passeando até altas horas.

DIA 3

Manhã/tarde: Montmartre

Montmartre é um dos bairros mais charmosos de Paris. O passeio já começa na Praça Louise Michel, onde se pega o funicular para subir até a Basílica Sacre-Couer, que é um gracinha – repare no carrossel, que aparece em vários filmes, como Amelie Poulin.

É de lá que se pega o funicular (1,9€) para a Basílica de Sacré-Coeur, que dão direto nas escadarias. Não deixe de visitar o interior da basílica, é lindo e a entrada é gratuita.

Depois, siga caminhando para a Place du Tertre, a praça dos artistas, onde há vários pintores trabalhando o dia inteiro. Vá descendo as ladeiras do bairro e passe pelo “Muro Eu Te Amo”, onde milhares de pessoas escreveram suas declarações de amor em diversas línguas. Pegue a Rue Lepic (a mais turistica) e dê uma conferida no Café des Deux Moulins, o famoso restaurante da Amelie Poulin, e no Moulin Rouge, que eu recomendo conferir só de fora, não vale a pena entrar. 

Final da tarde/noite: Canal Saint Martin

Depois de visitar Montmartre, siga para o Canal Saint Martin. Você pode ir de metrô, descendo na estação Louis Blanc, Gare de l’Est ou Jacques Bonsergent.

Esta área é bem agitada à noite, assim como as imediações de Republique e Oberkampf. Você pode simplesmente sentar à beira do canal, onde ficam várias pessoas, principalmente em dias quentes. Ou curtir alguns dos espaços como o Le Comptoir General e Le Pavillon des Canaux (de dia é lindo também).

Programações para mais dias em Paris

Bate-volta ao Palácio de Versailles: conhecer o Chatêau de Versailles costuma ser uma programação que as pessoas incluem no roteiro, mesmo com poucos dias. Vale a pena mesmo, o castelo é lindão, mas o que eu mais gosto são seus jardins. Por isso, dê preferência para visitar em dias sem chuva.

⭐ Saiba mais: Como conhecer o Castelo de Versalhes em um bate-volta de Paris

Bate-volta nos Jardins de Monet, em Giverny: entre fim de novembro e início de março, aproveite para ver os cenários que inspiraram o pintor Claude Monet, em sua residência, que hoje é um lindo museu, em Giverny. O vilarejo fica perto de Paris, a 50 minutos de trem e os pedalantes ainda podem conhecê-lo alugando uma bicicleta.

Visita a mais museus: museu é o que não falta em Paris. Se você curte arte, aproveite para admirar algumas das melhores coleções de arte do mundo em espaços como o Centre Pompidou, Museu Rodin, Marmottan Monet, Palais de Tokyo, Musée Picasso, entre outros.

Nosso mapa com todas as atrações

⭐ Veja todas nossas matérias de Paris para planejar sua viagem!

Guia de Paris: dicas e informações essenciais para planejar sua viagem

O essecial de Paris: 8 passeios que não podem faltar no seu roteiro

Paris sem clichê: conheça o jardim suspenso “Promenade Plantée” e o parque “Bois de Vincennes”

Posts relacionados

3 Comentários

Cladiene 04/10/2019 - 12:03

Olá , estou acompanhando este site e estou adorando seus artigos são muito bons mesmo parabéns.
Vida cap campinas

Reply
Vera 06/01/2020 - 14:15

Oi Gabriela, muito boas suas dicas para um roteiro em Paris, é possível fazer esse roteiro andando sem a presença de um guia, porque geralmente os guias cobram caro na língua portuguesa ou Espanhol que é a língua mais entendida por brasileiros, e não vão fazer do jeito que vc orientou, para se comunicar vale algumas palavras e frases em francês, as básicas e até ajuda de um aplicativo, estou certa ou não? Obrigada!

Reply
Gabriela Mendes 31/01/2020 - 16:23

Oi Vera. Isso mesmo, não precisa de guia para conhecer Paris, dá pra fazer tudo por conta própria. Eu só indico guia pra quem quer fazer algum passeio mais específico, ou quer saber mais da história de cada lugar, como eu fiz o Free Walking Tour da Sandemans e foi bem interessante. Boa viagem!

Reply

Deixar um comentário

EnglishFrenchPortugueseSpanish