Home Ásia Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia

Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia

por Ursulla Lodi
Festival-Lanternas-Chiang-Mai-Tailandia

Todo mês de novembro, na décima segunda lua cheia do ano segundo o calendário thai, acontece o Yi Peng, o famoso festival das lanternas da Tailândia, que normalmente coincide com o Loy Krathong, o festival das luzes. Os festivais são uma forma de homenagear Buda, trazendo boas energias e concretização de desejos.

São acendidas lanternas e ofertados krathongs, receptáculos que contém oferendas, flores, incensos e velas, lançados no rio. Apesar de ser comemorado em quase todo país, o principal local dos festejos é Chiang Mai, onde acontece uma grande programação em toda a cidade.

festival-lanternas-chiang-mai-tailandia

Os krathongs sendo vendidos na rua

Como já planejava meu mochilão para o Sudeste Asiático para esta época, fiz questão de coincidir as datas para estar por lá durante o festival. A expectativa era altíssima.

Com o período de luto pelo falecimento do rei Bhumibol Adulyadej e consequente alteração da programação do festival, encontrei uma dificuldade muito grande para achar informações na internet na época… Cada lugar dizia uma coisa sobre o evento. Por isso esse post, com dicas e informações sinceras de quem esteve no evento.

Como foi

Apesar de ter sido um evento lindíssimo, no geral, lá vai a dura realidade: sabe aquelas fotos maravilhosas que vemos na internet? São de uma cerimônia fechada que rola na Universidade Mae Jo que fica a 40 minutos da cidade, cujos os ingressos são caríssimos (em torno de 200 dólares) e limitados.

Analisando toda a situação, pensamos o seguinte: pagaríamos uma nota para algo que parecia ser artificial, afinal de contas só teriam turistas, sem falar que aquelas fotos maravilhosas acontecem durante os 5 segundos em que as lanternas ficam na altura perfeita.

Chiang Mai, Thailand. 24th November 2012. Khom Loy Lanterns at the Yee Peng Sansai Floating Lantern Ceremony, part of the Loy Kratong celebrations in homage to Lord Buddha at Maejo, Chiang Mai, Thailand

Fotos da Nat Geo em Mae Jo

Posteriormente, descobrimos que é possível ir até a Universidade Mae Jo de tuktuk e observar de longe as pessoas que compraram ingressos lançando suas lanternas, sem pagar os ingressos caríssimos, o que deve ser bem bonito. Mas não cheguei a fazer isso.

Optamos por permanecer na cidade, onde a população comemoraria o Loy Krathong e as pessoas lançariam seus balões na ponte Saphan Nawarat, na altura do Night Market, onde passamos a primeira noite do festival até que o tumulto nos obrigou a voltar pra casa mais cedo.

Festival-lanternas-chiang-mai-tailandia

É bom saber que as lanternas podem ser adquiridas no dia, por preços acessíveis. Nos contaram também que todo ano o governo tenta proibir ou controlar a soltura, sem muito sucesso, pois os balões provocam incêndios e queimadas. O que eu vi foi que apenas os turistas lançam as lanternas. O festival principal, dos tailandeses, é mesmo o Loy Krathong… Ai fica da sua consciência sobre adquirir ou não uma lanterna.

No segundo dia de festival, atrás de algo mais autêntico da cultura local, optei por ir até o Wat Phan Tao, onde acontecia uma cerimônia lindíssima, com poucas pessoas e ótima energia. Turistas e fotógrafos do mundo todo contemplavam os monges meditando, acendendo suas lanternas e velas.

Esse evento do Wat Phan Tao, fez valer estar em Chiang Mai para o festival, pois se fosse pela experiência do primeiro dia na cidade, com clima de Réveillon em Copacabana, teria sido bem aquém de qualquer expectativa.

festival-lanternas-chiang-mai-tailandia-blog-gira-mundo

Monges budistas em cerimônia no Wat Phan Tao

O que recomendo:

Minha dica, é ir na universidade Mae Jo no primeiro dia – podendo observar as lanternas de longe sem pagar os ingressos – ficando no Wat Phan Tao no segundo dia para ver a cerimônia.

Vale a pena ir no festival das lanternas?

É inegável que na hora que as lanternas sobem é uma coisa linda! O céu fica cheio de pontinhos iluminados, emocionante. O clima na cidade também fica super alto astral. Mas, posso dizer que a expectativa superou a realidade. Bem verdade, que o ano de 2016 foi atípico, por conta do festival ter caído no período de luto, como mencionei no início do post.

Mas em resumo, acho que vale a pena ir no festival de lanternas se você já vai pra Tailândia nesta época, até mesmo porque Chiang Mai é encantadora, um dos locais, se não o local, que mais gostei no país, valendo inclusive estender a visita para outra vila próxima com um clima bem hippie, Pai. O norte da Tailândia me encantou muito do que as belas praias, por mostrar muito mais da cultura local, riquíssima.

Contudo, não diria para ter o festival de lanternas como pressuposto para sua viagem, pois você pode se decepcionar por ter idealizado uma fotografia.

Onde se hospedar em Chiang Mai

Me hospedei num hostel gracinha chamado Oxotel. A única desvantagem é que este não ficava no Old Quarter, mas em U Chiang Mai, nos arredores do quarteirão antigo. Mas como locomover-se de taxi coletivo por dentro da cidade é bem tranquilo e barato, não foi um problema.

Mas uma boa opção de  low coast  na Cidade Antiga é o Baan Moutien. Para quem vai em esquema mochileiro, tem também o Green Sleep Hostel e o Tamada Hostel, mais perto do Night Bazar. Agora, para quem não está economizando, não faltam hotéis conforto como o Buri Gallery House e Resort e o Anantara Chiang Mai Resort.

Mais sobre Chiang Mai:

Chiang Mai, a cidade dos templos ao norte da Tailândia que vai te conquistar

⭐ Veja todas as experiências de Chiang Mai com nosso parceiro Get Your Guide.

Mais da Aventura Asiática:

Este post faz parte de uma série da Aventura Asiática, meu mochilão de 4 meses pelo Sudeste Asiático, passando por 8 países! Confira outros artigos sobre a Tailândia e muitos outros lugares da região aqui.

Quer ver mais fotos dessa viagem? Confira a #aventuraasiática e o Instagram @bloggiramundo.

 

ROTEIRO PERSONALIZADO – nós planejamos toda sua viagem e entregamos um roteiro detalhado com sugestão de passeios dia a dia, dicas de restaurantes, locomoção e melhores atrações. Também fazemos assessoria de passagens aéreas, hotéis e tudo que você precisar. Perfeito pra quem ama viajar, mas não gosta ou não tem tempo de se programar.
HOSPEDAGEM – reserve seu hotel com o nosso link do Booking e ajude a manter o blog no ar! Não tem nenhuma alteração de preço pra você, mas nós ganhamos uma pequena comissão.
ALUGUEL DE CARRO – nosso parceiro de reservas é o RentCars, que faz busca das melhores tarifas com as principais locadoras.
INGRESSOS E TOURS – melhores preços no Get Your Guide e Tiqets.
INTERNET 4G ILIMITADA – com nosso código da Easy Sim 4 You.

Posts relacionados

23 Comentários

Chiang Mai, a cidade dos templos ao norte da Tailândia que vai te conquistar – Gira Mundo 09/12/2016 - 02:03

[…] Quer saber tudo sobre o Festival? Dá uma olhada nesse post: Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia 🙂 […]

Reply
ANA RITA BORELLA 21/12/2016 - 00:00

Gostei muito de suas considerações e dicas.
Quero ir ao festival de lanternas em 2017 mas não consigo saber em data acontecerá.
Vc saberia me dizer ?
Aguardo anciosa sua resposta pois tenho milhas a vencer no final de dezembro agora.
Obrigada.
Saúde !

Reply
Ursulla Lodi 21/12/2016 - 10:07

Oi Ana Rita! A data oficial só é divulgada alguns meses antes. Mas é sempre na 11a lua cheia do ano, na lua cheia de novembro. Então se programe para estar em Chiang Mai nessa época se você quer estar no festival. Se quer ir na universidade fique atenta e compre o ticket com antecedência! Bom giro!

Reply
ana rita borella 21/12/2016 - 10:53

Obrigada pela rapidez na resposta.
Estando lá, onde consigo os ingressos para o evento dentro da universidade e de fora dela ?
Posso comprar pela Internet ? Vc sabe o site ?
Agradeço mais uma vez

Reply
Ursulla Lodi 21/12/2016 - 13:01

Conforme coloquei no post os ingressos são bem caros e podem ser comprados na internet, basta pesquisar “Lantern Festival Mae Jo University” que você vai achar vários sites vendendo, mas se quiser ir não deixe pra comprar em cima da hora, pois eles esgotam! Uma boa opção é descobrir o dia do evento e ir lá de tuktuk apenas ver os balões, o que deve ser lindo! O Wat Phan Tao tem uma cerimônia maravilhosa também. Qualquer coisa pode perguntar. Curte nossa página no face que em breve colocaremos vários posts da Tailândia e do Sudeste Asiático! Bom giro!

Reply
ana rita borella 21/12/2016 - 18:09

12ª ou 11ª lua cheia do ano ?
No post está 12ª e vc me respondeu 11ª.
Gratíssima pela atenção!!!!!!!!

Reply
Ursulla Lodi 21/12/2016 - 23:09

Isso 12a lua cheia, perdão, mas contando no calendário cai em novembro normalmente! Esse ano foi no dia 14/11/16.

Reply
Nossas ilhas escolhidas na Tailândia – Gira Mundo 03/01/2017 - 14:08

[…] Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia […]

Reply
Gabriel 03/03/2017 - 12:58

Olá, gostaria de saber a questão de preços, passagens aereas e hospedagem pra duas pessoas! Parabens, fotos lindas !!!!

Reply
Ursulla Lodi 03/03/2017 - 13:29

Oi, Gabriel! Para chegar em Chiang Mai é possivel ir de avião ou trem noturno partindo de Bangkok. Normalmente os voos mais baratos são da AirAsia, mas sempre vale apenas conferir no SkyScanner. As acomodações variam muito de preço dependendo do tipo de viagem que você procura hostel, guest house, hotel. O hostel que eu fiquei que coloquei o link no post era uma faixa de 40 reais por dia. Quanto a passagem pra Tailandia, se é isso que você se refere está varia muito de preço, mas tem rolado muitas promoções. Espero ter ajudado! Nós fazemos roteiros personalizados caso você precise de uma assistência maior para montar o seu planejamento, mas nos não compramos passagens ou fazemos reservas. Basta o reencher o formulário no campo “roteiros personalizados” do blog que nos mandamos um orçamento de acordo com o que você tá buscando! Bom giro!

Reply
Gabriel 03/03/2017 - 15:30

Show de bola, então o gasto maior seria com as passagens aéreas e os ingressos pra ver os baloes ? Quanto a estadia em hostel, guest house, hotel etc não ligo, o importante e ver o evento. Pessoalmente deve sr coisa de outro mundo não é ?! E pode deixar que se necessário irei preencher o formulário. Muito obrigado pela atenção !

Reply
Ursulla Lodi 13/03/2017 - 21:10

Sim, estes seriam os principais gastos. Talvez esse post te ajude: https://bloggiramundo.com/2017/03/13/quanto-custa-uma-viagem-para-o-sudeste-asiatico/

Reply
Ursulla Lodi 13/03/2017 - 21:09

Sim, estes seriam os principais gastos. Talvez esse post te ajude: https://bloggiramundo.com/2017/03/13/quanto-custa-uma-viagem-para-o-sudeste-asiatico/ 🙂

Reply
Manu 24/07/2017 - 19:37

Oi, tudo bem? Bacana o post! Estou me programando para ir pra Chiang Mai esse ano para o festival. Como é difícil encontrar informações 🙁
O evento no Wat Phan Tao é gratuito, correto? Foi muito disputado para entrar? Eles tem algum site ou lugar que eu possa me informar melhor?
Em quais lugares vc pesquisou na internet infos sobre o festival? Aceito sugestões de sites em inglês também… obrigada! 😀

Reply
Ursulla Lodi 24/07/2017 - 21:07

Olá, Manuela! De fato é bem difícil achar informações… por isso fiz questão de fazer um post bem realista. A cerimonia do Wat Phan Tao é gratuita e bem tranquila de entrar, fica cheio, mas super ok. Em todo caso, recomendo chegar cedo! A programação dos eventos só é divulgada mais pra perto, mas em todo caso tente pesquisar com o filtro “Lantern Festival Chiang Mai 2017 programmation” ou algo assim. A minha recomendação é o guia da Lonely Planet, para Tailândia e Sudeste Asiático em geral (versão compacto). 🙂

Reply
Mariana 05/10/2017 - 02:44

Eu estava lá nessa mesma época e fiquei arrasada porque o festival foi cancelado por causa da morte do Rei. Sempre foi meu sonho ver e chegar lá e saber que não ia ter me fez chorar. As lanternas que você viu serem lançadas ano passado foram totalmente ilegais … A cerimônia é um motivo de festa e por isso foi proibido (foi decretado 1 mês de luto, inclusive nessa época todos os bares e boates feram obrigados a fechar as 00:00). A polícia ficava atras de quem estava vendendo e por isso que teve tulmuto. As fotos que você vê na internet em Chiang Mai sim. Todos os locais me informaram que não valia a pena ir pra universidade ver e pagar caro, nem olhar de Fora. Tudo acontece na altura do rio. Só que ano passado não teve … nem na universidade. Ou seja, quem pagou caro não viu nada .

Reply
Mariana 05/10/2017 - 02:46

Obs: a cerimônia em Chiang Mai é a mais bonita e é totalmente gratuita !

Reply
Flavia 01/11/2017 - 04:45

Olá, adorei as dicas, estamos em Chiang Mai agora, e amanhã começa o festival, gostaria de saber se no Wat Phan Tao podemos tb ascender lanternas? Ou só os monges? Gostaríamos de fazer isso, mas ainda não obtivemos essa informação, não qeremos pagar toda essa grana na universidade :/
Muito obrigada, Flavia
🙏🏼

Reply
Ursulla Lodi 01/11/2017 - 06:56

Oi! Não, lá dentro não rola acender lanternas… Mas você pode entrar e sair de lá…! Vai lá antes e depois pode ver a queima da rua, onde é possível acender. Mas eu iria na Universidade para observar gratuitamente, só combina com um tuktuk ida e volta.

Reply
Marcia Regina Aparecida Prado Barbosa 29/05/2018 - 19:15

Gostaria de saber como adquir algumas lanternas tailandesas…pois meu pai faleceu e proximo dia 29/06 seria o.aniversario dele.queria fazer uma linda homenagem

Reply
Ursulla Lodi 30/05/2018 - 09:03

Oi, Márcia! Que bonito… Acho que tanto em Chiang Mai quanto em Bangkok você consegue achar com facilidade. Mas teria que perguntar para alguém ai, quem sabe no lugar que você tá se hospedando… Pois, como não é época do festival, elas não ficam sendo vendidas com tamanha disponibilidade.

Reply
15 Fotos que vão te inspirar a viajar pelo Sudeste Asiático | Gira Mundo – Dicas de Viagem e Roteiros Personalizados 13/09/2018 - 16:41

[…] da Ursa, um mochilão de 4 meses pelo Sudeste Asiático passando pela Tailândia – onde rolou o Festival de Lanternas de Chiang Mai, Laos, Camboja, Vietnã, Myanmar, Singapura, Malásia e Indonésia, com muito afeto e também Fui […]

Reply
Chiang Mai, a cidade dos templos ao norte da Tailândia que vai te conquistar | Gira Mundo – Dicas de Viagem e Roteiros Personalizados 09/10/2018 - 18:22

[…] saber tudo sobre o Festival? Dá uma olhada nesse post: Festival das Lanternas em Chiang Mai, Tailândia  […]

Reply

Deixar um comentário