O legal da Toscana é pegar o carro e sair descobrindo as cidades medievais que estão no meio do caminho. Um passeio imperdível para quem vai para o destino italiano é conhecer Montepulciano, Montalcino e Pieza, que ficam bem próximas. Dentro das muralhas é possível encontrar vinícolas, restaurantes típicos e paisagens maravilhosas. Vá sem pressa e sinta o clima apaixonante da região.
As três cidades pertencem à Província de Siena, na região da Toscana, e são bem pequenas. Por conta disso, dá para visitar as três em um dia ou estender para, no máximo, dois dias. A melhor forma de conhecer é de carro, pois existem poucas linhas de ônibus que levam até as cidades.
Na estrada é possível ver diversos vinhedos e, se estiver em julho/agosto, campos de girassóis. O trajeto mais provável de encontrar é na SR2, que liga Montalcino a Siena.
Veja nesta matéria como encontrar os campos de girassóis na Toscana
Tanto Montalcino, Montepulciano e Pieza ficam em colinas e são cercadas por muralhas. Aproveite para tirar lindas fotos das plantações e admirar paisagens de tirar o fôlego.
Montalcino
41,8km de Siena – 48min
Além de ser uma cidade encantadora no alto de uma colina, Montalcino tem uma fama especial: está cercada por excelentes vinhedos. É lá que é produzido um dos melhores vinhos do mundo, o Brunello Di Montalcino. É possível comprar uma garrafa por 39 euros, enquanto aqui no Brasil pode custar mais de 500 reais!
Bruenellos a parte, a cidade é um charme, com construções medievais e diversas lojinhas de degustação. Não deixe de visitar, no topo da cidade, a La Fortezza, que funciona como uma enoteca. O legal é subir nas muralhas e ir no parque que fica do lado para ter uma vista bonita.
Onde comer
Taverna del Gappolo Blu: Scale di Via Moglio, 1.
Il Leccio: Via Costa Castellare, 1
Pienza
54km de Siena – 1h, 22km de Montalcino – 25min
Pienza é tão linda que recebeu o título de Patrimônio Cultural da UNESCO. Além disso, é a cidade natal do Papa Pio II e, por conta disso, alguns dos seus monumentos foram restaurados por um famoso arquiteto da época, o florentino Bernardo Rosselino.
Vá na Piazza Pio II e entre no Duomo, chamado de Catedral Santa Maria Assunta. O mais bonito dessa catedral são os enormes vitrais que iluminam toda a construção. Saindo de lá, siga pela lateral direita da igreja para ter uma vista linda dos campos da Toscana. Observe também o Palazzo Piccolomini, que servia como casa de verão de Pio II, e o Palazzo Pubblico.
Onde comer
Além do vinho, uma das especialidades da cidade é o queijo Pecorino, não deixe de provar.
Gelateria Freddo: Via Dogali, 1
Sette Di Vino: Piazza di Spagna, 1
Terrazza Val D’Orcia: recomendo muito esse restaurante, pois, além de ter uma comida bem gostosa, tem uma vista maravilhosa. O tempo estava bom e nós almoçamos na varanda, de frente para a imensidão dos campos coloridos, que parecem um quadro. Pedi uma entrada com três tipos de Pecorino e para o prato principal um nhoque caseiro que estava delicioso, derretia na boca (Via S. Caterina, 1).
Montepulciano
63km de Siena – 50 min, 15km de Pienza – 20min
Montepulciano é um lugar encantador, parece de contos de fadas. Sua principal rua é uma ladeira que segue até o ponto mais alto, que é o final da cidade. Se perca nas ruas estreitas, prove os quitutes das salumerias e faça paradas em enotecas para degustar os melhores vinhos. Tudo é delicioso.
Onde comer
Le Logge del Vignola: Via delle Erbe, 6
Osteria Acquacheta: Via del Teatro 22
Caffè Poliziano: Via Voltaia del Corso 27/29
Dicas importantes
- Não é possível entrar de carro no Centro Histórico, mas em todas as cidades têm um estacionamento perto do portão de entrada. Sempre fique atento às placas que têm escrito ZTL (Zona de Traffico Limitato), ou seja, só os moradores podem andar de carro por lá e os turistas desavisados pagam multa.
- Esse passeio é um ótimo bate-e-volta para quem está em Siena. Para economizar tempo, vá pela estrada secundária SR2 para ter visuais maravilhosos começando por Montalcino, Pienza e por último, Montepulciano. De lá pegue a autoestrada para fazer um caminho mais curto na volta para Siena.
Saiba mais sobre meu roteiro de 20 dias na Itália
ROTEIRO PERSONALIZADO – nós planejamos toda sua viagem e entregamos um roteiro detalhado com sugestão de passeios dia a dia, dicas de restaurantes, locomoção e melhores atrações. Também fazemos assessoria de passagens aéreas, hotéis e tudo que você precisar. Perfeito pra quem ama viajar, mas não gosta ou não tem tempo de se programar.
HOSPEDAGEM – reserve seu hotel com o nosso link do Booking e ajude a manter o blog no ar! Não tem nenhuma alteração de preço pra você, mas nós ganhamos uma pequena comissão.
ALUGUEL DE CARRO – nosso parceiro de reservas é o RentCars, que faz busca das melhores tarifas com as principais locadoras.
INGRESSOS E TOURS – melhores preços no Get Your Guide e Tiqets.
INTERNET 4G ILIMITADA – com nosso código da Easy Sim 4 You.
7 Comentários
[…] Saiba mais: Descobrindo a Toscana: Montalcino, Pienza e Montepulciano […]
[…] verdade que há muitas cidades na Itália que podem ser vistas em um dia ou até uma tarde, como o roteiro para Montalcino, Pienza e Montepulciano, mas, para mim, Verona não é uma delas. Apesar de ser uma cidade pequena, ela merece dois dias […]
[…] Descobrindo a Toscana: Montalcino, Pienza e Montepulciano […]
Pessimo!!!
Esperamos por nosso prato, o tal nhoque, por mais de 1 hora. Para nossa surpresa, veio um prato a menos. Ao reclamarmos a gerente foi grossa ao extremo e, pior, gritou com nossa mesa diante de todos. Clientes pasmos.
Se o nhoque estava bom?? Não, nada além do normal.
Desrespeito. Nenhum garçom simpático. A gerente dispensa comentários. inacreditavelmente grossa. Não consigo descrever a cena.
Não recomendo.
Nossa, Tatiana. Que experiência péssima, uma pena isso ter acontecido com você.
Você se refere a qual restaurante? O Terrazza Val D’Orcia, de Pienza?
Vou morar lá.
Que delícia!