Home Dicas Guia dos campos de girassol na Toscana

Guia dos campos de girassol na Toscana

por Gabriela Mendes
campos-girassol-toscana-blog-gira-mundo

Além de vinho, queijo pecorino e cidades medievais, quando se fala da Toscana uma das primeiras coisas que vem na cabeça são os campos de girassol. Afinal, quem não tem vontade de andar naquelas plantações maravilhosas que vemos em fotos e em filmes, com uma das flores mais lindas que existe? Quando decidimos que a Toscana seria um dos nossos destinos na Itália, foi também um dos meus primeiros pensamentos: vou ver um campo enorme de girassóis! Mas, cheguei adiantada e quase não encontrei. Fiz esse post para quem quer chegar na época certa e dar de cara com uma paisagem bem amarela na estrada!

Campo-girassol-toscana-italia-gira-mundo-blog

Sempre amei girassóis, desde pequena. Como estava no verão, achei que encontraria por toda a parte, mas é em julho que eles ficam bem floridos. Peguei referências de estradas onde eu encontraria alguma plantação, mas chegando lá eles ainda não estavam em flor. Perguntei no hotel e tive a triste notícia de que cheguei com um mês de antecedência. Já sem esperanças tive uma surpresa no meu último destino da Toscana: saindo de Lucca para visitar a cidade de praia Viareggio vimos milhares deles! Por sorte eu encontrei uma plantação adiantada e super florida. Consegui realizar um sonho<3

campos-girassol-toscana-blog-gira-mundo

Ai vão algumas dicas para quem está indo para a Toscana e não quer deixar de ver os girassóis

1ª dica: viaje de carro

O ideal para visitar a Toscana é de carro. Tem tantas cidades lindas no caminho, que vale a pena viajar no seu próprio ritmo, parando aonde der vontade. Além disso, essa é a única forma de entrar nos campos de girassol e percorrer as vias alternativas onde eles se encontram. Não se esqueça que a maioria fica em propriedades privadas, vale a pena checar se tem alguém e pedir permissão para entrar e tirar fotos.

campos-girassol-toscana-blog-gira-mundo

2ª dica: fique atento aos meses de floração 

Os campos florescem no verão. Em junho eles estão começando a crescer, pois acabaram de ser plantados, em julho eles estão no auge, bem abertos e amarelos e em agosto é a época da colheita, eles já ficam mais murchos. Porém, nada impede que você encontre um fora de época, como aconteceu comigo em junho.

3ª dica: as estradas onde estão alguns campos

  • SR2: que liga Montalcino a Siena
  • SR2: no caminho para San Giminiano
  • SS71: que liga Arezzo a Cortona
  • SS439: de Lucca para Viareggio

campos-girassol-toscana-blog-gira-mundo

4ª dica

As estradas da Toscana são lindas de qualquer jeito. Uma olhadinha pela janela pode fazer sua imaginação ir longe, vendo toda aquela beleza. Não deixe de observar as plantações de trigo e de uva.

Se você encontrar girassóis em outras estradas, conte pra mim 🙂

Para ler todos os posts sobre a Itália, clique aqui

Veja meu roteiro de 20 dias pela Itália

Posts relacionados

7 Comentários

Lívia 03/07/2015 - 15:56

Adorei seu blog e esse post. Ano passado passei pela Toscana no meio de Setembro e não vi girassóis, mas estou planejando ir daqui duas semanas, no meio de Julho. Não vejo a hora! Seu post ajudou muito!

Reply
Gabriela Mendes 03/07/2015 - 17:21

Que bom que você gostou Lívia! Quando eu fui essa era uma das coisas que eu mais queria ver. Acabou que eu achei em um lugar que eu nem imaginava. Às vezes você pode ter essa surpresa maravilhosa também =) Um beijo!

Reply
Jeniffer Dália 06/09/2015 - 13:53

Muito boas as dicas, mas acho que a estrada de Arrezo a Cortona está errada, se não me engano, é SR71, pois a SS71 é em Turim.

Reply
Gabriela Mendes 21/09/2015 - 15:04

Opa!! Valeu pela dica Jeniffer =)

Reply
Florença: o que fazer, quando ir, onde ficar, quanto tempo ficar – Gira Mundo 21/08/2017 - 21:46

[…] Vale lembrar que no final da primavera e início do verão, entre meados de junho e julho, os girassóis estão em flor. Leia esta matéria para saber como encontrar os campos de girassol na Toscana. […]

Reply
FLAVIA YURI C IWAMOTO 30/09/2018 - 13:30

Sera que na segunda quinzena de maio nao consigo ver? 🙁

Reply
Gabriela Mendes 02/10/2018 - 17:12

Oi Flavia! Às vezes, sim… mas tem que dar sorte. O mais garantido mesmo é junho/julho. Vamos cruzar os dedos 🙂

Reply

Deixar um comentário