O Rio São Francisco percorre um caminho extenso desde sua nascente, na Serra da Canastra, em Minas Gerais, até sua foz, na divisa entre Alagoas e Sergipe. Se você está em um dos estados nordestinos, não deixe de conhecer o encontro do Velho Chico com o mar, um dos lugares mais bonitos da região e que nem sempre é incluído nos roteiros de viagem.
O passeio começa em Piaçabuçu, que fica a 130km de Maceió. É lá que saem várias escunas, lanchas e buggys que levam até o Delta do Rio São Francisco, como também é chamado o local.
O barco vai navegando pelo Velho Chico enquanto o guia conta sobre a história, que começa lá perto da data do descobrimento do Brasil. Os portugueses, é claro, ficaram encantados com essa belezinha de lugar, que tem um cenário com dunas enormes, rio fresquinho para amenizar o calor e um mar azul piscina de deixar qualquer um de queixo caído.
Depois de uma hora navegando e observando paisagens bem bonitas, chegamos ao final do rio, onde ele encontra com o mar. No lugar tem um banco de areia enorme, onde podemos curtir por 1h30. A paisagem é impressionante e a melhor forma de aproveitá-la é andar pelas dunas, comer cocada, comprar artesanato, tomar banho de rio, de mar e, quem sabe, alugar um quadriciclo.
Nesse ponto do rio São Francisco, fica a divisa entre Alagoas e Sergipe. É só olhar para a outra margem que se avista o estado vizinho. Mas não tente atravessar nadando: uma dica de segurança é não sair de perto dos barcos, já que a correnteza é forte e o rio bem profundo.
Depois do tempo estipulado, voltamos para Piaçabaçu com esse cenário maravilhoso na memória. Chegando lá, tinha um buffet bem gostoso de almoço com especialidades locais.
O passeio durou cerca de 3h30 no total e nós aproveitamos o resto da tarde para conhecer Penedo, uma cidade colonial que fica a 28km de Piaçabaçu. O lugar é uma gracinha, com casas coloridas, igrejas centenárias e ruas de pedra, que lembram muito Paraty, no Rio de Janeiro. Penedo também está na beira do Velho Chico, podendo ter outro visual do rio.
Formas de fazer o passeio
Como eu estava com a minha família alagoana, que é enorme, nós optamos pela escuna. Havia outras pessoas à bordo, mas nós éramos a maioria. Esta opção custa cerca de R$60 por pessoa, com almoço incluído, e tem água e frutas à bordo.
Grupos menores, que querem fazer um passeio mais personalizado, podem ir com uma lancha rápida. Apesar de ser mais caro, é uma ótima opção para aproveitar o dia no seu tempo, sem depender de grupos enormes de agências. Normalmente, esta opção vai até mais perto do encontro das águas, o que os barcos grandes não conseguem fazer, e também leva até a ilha do farol, no lado de Sergipe.
Por vias terrestres, é possível fazer um passeio de buggy até o Delta ou o chamado de Rota Dourada, que também é feito de buggy, mas passa por mais lugares como uma comunidade quilombola, mata de restinga, muitos coqueirais e terminando no encontro do rio com o mar.
Como chegar a partir de Maceió, Alagoas
A melhor forma de chegar a Piaçabaçu é de carro, pegando a AL-101 por cerca de 130km. Porém, se você não está dirigindo, há a opção de incluir um translado saindo de Maceió pela agência que você fechar o passeio. Apesar de eu sempre recomendar transportes públicos, neste caso ir de ônibus é bem mais econômico, mas não vale a pena pelo tempo de deslocamento.
Opções para seguir viagem depois de visitar o Delta do Rio São Francisco
Como a Foz do Rio São Francisco fica na divisa entre Alagoas e Sergipe, um roteiro legal, depois de curtir alguns dias em Maceió, é fazer o passeio e dormir em Penedo e ir subindo o rio até o Cânion do Xingó, outro lugar com paisagens maravilhosas, seguindo viagem para Aracaju, capital do Sergipe. Se você estiver de carro, melhor ainda.
Outra dica é que Penedo recebe um festival de cinema que acontece entre final de novembro e início de dezembro. Se você estiver por lá nessas datas, não deixe de conferir. Para mais informações, confira o site oficial.
Saiba mais sobre Maceió:
Guia de Maceió: todas as informações para sua viagem + sugestão de roteiro em Alagoas
3 Comentários
Esse lugar é lindo. Fomos pelo lado oposto, estavamos em Aracaju.
Deve ser lindo também, o Sergipe tá na minha lista de próximos destinos 🙂
[…] do Brasil e é um ótimo ponto de partida para outros destinos paradisíacos de Alagoas, como a Foz do Rio São Francisco e os Cânions do […]