As longas noites de Kreuzberg sempre foram famosas, mas, antes da queda do Muro de Berlim, era um lugar onde ninguém queria morar. Símbolo do pior sentido de periferia oriental, o bairro era basicamente composto por imigrantes turcos, ativistas de esquerda e punks que ocupavam os apartamentos baratos. Depois de um tempo, foi esse multiculturalismo que deu o charme e a singularidade do bairro, preservando sua vitalidade. Após a unificação das duas Alemanhas, aos poucos Kreuzberg foi sendo ocupado por artistas que procuravam uma alternativa de vida mais barata. Atualmente, invadido pela arte, o bairro é uma exposição a céu aberto.
As obras também se mesclam com a realidade do lugar e sua história. Ainda no tempo da Berlim dividida, Kreuzberg foi berço dos movimentos da subcultura da capital. Palco de diversas manifestações, o bairro ferve de ideias de diferentes tribos e é um destino para os turistas mais descolados.
Além disso, o clima retrô prevalece, dando um ar nostálgico no local. Quando se anda por lá parece que você voltou no tempo. Alguns moradores, mesmo os jovens, adotam o estilo meio anos 70 de se vestir. Outro exemplo desse ar vintage é o Moviemento, localizado na Kottbusser Damm, 22. É o cinema mais antigo de Berlim, fundado em 1907, com três pequenas salas. Lá passam filmes clássicos, contemporâneos e diversas produções alemãs.
Uma dica é que no dia 1º de Maio acontece, todo ano, o My Fest. Apesar de ser no mesmo dia e no mesmo local aonde acontecem as tradicionais manifestações no Dia do Trabalho, o bairro é dividido com dezenas de palcos e barraquinhas de comidas turcas. Para quem está por lá nessa época vale a pena dar uma conferida no evento. Deve ser no mínimo interessante observar em um mesmo ambiente protestos, pessoas dançando e se deliciando nas comidas típicas.
O bairro fica pertinho da East Side Gallery, o famoso Muro de Berlim. Para chegar lá é só pegar o metrô ou o trem e descer na estação Warschauer Str. Além disso, todo domingo rola a melhor feira de pulgas de Berlim no parque Mauerpark (Bernauer Strasse 63-64), que fica do lado do muro. É possível encontrar de tudo, desde roupas até móveis antigos. Às 15h rola um karaoke no anfiteatro que fica perto das barraquinhas. O legal, para quem estiver em Berlim em um domingo, é fazer os três passeios no mesmo dia.
1 Comentário
[…] KREUZBERG: o bairro mais alternativo de Berlim onde é possível encontrar lojas descoladas, bistrôs e música de rua. Não deixe de observar a arte urbana do local, com esculturas e grafites por toda parte. Saiba mais sobre o multicultural Kreuzberg neste post. […]